A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Tec Campos Incubadora abriram um canal tira-dúvidas para esclarecer questões relacionadas ao novo edital do Programa Municipal de Apoio a Startups – Startup Campos. Basta acessar o Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). Clique
aqui. Além disso, também é possível enviar perguntas para o email startupcampos@edu.campos.rj.gov.br.
As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de julho. A chamada pública visa à seleção de projetos de empreendedores com perfil inovador para participarem de programa de incubação. Serão selecionados até 16 projetos com concessão de 20 bolsas de Desenvolvimento Tecnológico de R$ 2.500 mensais.
O investimento total é de R$ 1.110.000. O edital 10/2025 foi publicado no Diário Oficial do município do dia 30 de junho e também está disponível no PAE. A divulgação dos resultados preliminares acontecerá no dia 2 de setembro.
De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, o objetivo é fomentar a cultura inovadora e empreendedora no município de Campos dos Goytacazes, por meio da oferta de bolsas na modalidade Desenvolvimento Tecnológico, que estimulem a criação de empresas de base tecnológica, em programas de incubação na “empresa credenciada”, em parceria com a Secretaria.
“Com foco em formar empreendedores capacitados e negócios inovadores, o Programa de Incubação se propõe em preparar os participantes para atuar no dinâmico mercado de base tecnológica, proporcionando as ferramentas e o conhecimento necessários para o crescimento sustentável e a competitividade no setor”, informou a secretária.
A gerente de Articulação de Projetos da Seduct, Adriana Crespo, explicou que o programa foi criado em 2019 e ampliado nos anos seguintes. Os selecionados ingressam na TEC Incubadora, que é uma incubadora de empresas de base tecnológica nascida em Campos há 18 anos, a partir da união de poder público, universidades e instituições regionais.
“Esse novo edital abre novas oportunidades para empreendedores inovadores. Ao longo de três edições, 38 startups já participaram do programa, o que indica que todas foram incubadas ou pelo menos acompanhadas pela TEC Incubadora dentro da estrutura do programa”, informou Adriana.
APOIO
Durante o Programa, o proponente recebe suporte técnico por meio de consultorias/mentorias especializadas, além de treinamentos, workshops e oportunidades de networking. As atividades são estruturadas em torno de eixos essenciais para o sucesso de um negócio: Empreendedor, Mercado, Gestão, Capital e Tecnologia, visando a formação de empreendedores e negócios capazes de atuar no mercado de base tecnológica.
O Programa também oferece consultorias nas áreas jurídica, contábil, de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), com o intuito de garantir que os participantes estejam preparados para enfrentar os desafios regulatórios e operacionais do mercado.
As consultorias jurídicas visam orientar os empreendedores sobre questões legais e contratuais, enquanto os serviços contábeis ajudam a otimizar a gestão financeira e fiscal das startups. Já as consultorias em LGPD e ESG auxiliam na implementação de práticas que garantem a conformidade com a proteção de dados e com os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social.