O município de Campos dos Goytacazes sediou, nesta terça-feira, dia 1º de julho, uma capacitação sobre boas práticas de triagem neonatal. A ação, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Rio, e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), teve como foco a qualidade do atendimento, o fortalecimento das redes de cuidado e as atualizações trazidas no Informe Técnico SUBVAPS /SUBAS/ SES-RJ nº1/2025. O evento, que contou com o apoio do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aconteceu no auditório da Prefeitura e reuniu profissionais de Campos e de cidades vizinhas, como Cardoso Moreira, São João da Barra, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana.
A coordenadora do PAISMCA, Rayssa Gonçalves Machado, disse que o objetivo do treinamento foi melhorar a qualificação dos profissionais que trabalham com o teste do pezinho, abordando desafios e promovendo um atendimento mais humanizado. A presença de diversas equipes, incluindo assistentes sociais e profissionais da saúde, reforçou a importância da troca de experiências e aprimoramento dos processos de trabalho.
“A capacitação em boas práticas de triagem neonatal é fundamental para garantir a qualidade do atendimento às crianças recém-nascidas. Toda a equipe que trabalha com a triagem neonatal esteve presente nesse treinamento, incluindo as maternidades, tanto a Beneficência Portuguesa quanto os Plantadores de Cana. Nós estamos em contato direto com a criança ou com a família, então esse suporte nos traz uma segurança para trabalhar cada vez melhor, realizando ações mais humanizadas e processos de trabalho mais qualificados”, informou Rayssa.
A enfermeira e responsável pela Educação Permanente da APAE Rio, Laura Horta, destacou que essa capacitação é especialmente relevante em municípios extensos, como Campos. “Campos foi escolhido para sediar o evento devido à sua localização centralizada, facilitando a logística para os municípios convidados”, pontuou a enfermeira, mencionando a importância das atualizações trazidas pelo informe técnico da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, publicado no final de fevereiro deste ano.
O encontro contou, também, com a presença da coordenadora de Saúde da APAE Rio, Patrícia Benedetti, frisando a importância da aproximação com os municípios em cumprimento da meta de redução de acionamentos ao Conselho Tutelar. Essa então, em colaboração entre o Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN), o Estado e os municípios.