A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia publicou, nessa quinta-feira (22), o edital de seleção de projetos criativos de indivíduos e empreendedores interessados em participar do Programa Municipal de Apoio à Economia Criativa. O objetivo é apoiar, por meio de bolsas de empreendedorismo, a profissionalização de empreendedores na gestão de negócios criativos. As regras e critérios estão no Diário Oficial do Município (
AQUI) e no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) (
AQUI).
De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres, serão ofertadas até 20 bolsas/mês no valor de R$ 1.160. A vigência é de quatro meses. As inscrições prosseguem até 8 de junho. A divulgação dos resultados preliminares acontecerá no dia 19 de junho.
“Os projetos submetidos deverão ser enquadrados em uma das seguintes modalidades temáticas: turismo; lazer; design; arquitetura, games, artes visuais, moda, música, literatura, patrimônio cultural (expressões tradicionais e sítios culturais), audiovisual, artes cênicas, novas mídias, artesanato, cultura popular e arte urbana”, explicou o secretário.
As inscrições devem ser realizadas através do envio de e-mail, com a documentação completa em arquivo PDF, para a Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, no endereço eletrônico economiacriativa@edu.campos.rj.gov.br.
A coordenadora do Programa, Adriana Crespo, informou que os contemplados serão capacitados na gestão de negócios criativos e irão desenvolver protótipos de seus projetos em escolas da rede pública do município. Para tanto, será oferecido o curso “Gestão de Negócios Criativos”, em parceria com a empresa credenciada, Tec Incubadora, conforme edital de chamamento público nº 005/2025, de 14 de março de 2025 (
AQUI).
“O desenvolvimento das propostas dos projetos contemplados deverá fomentar a consolidação e o surgimento de empreendimentos e/ou projetos da economia criativa em Campos dos Goytacazes. A ideia é incentivar a participação de indivíduos ou empreendedores oriundos de comunidades tradicionais, como quilombolas, indígenas, ribeirinhos, ciganos, povos de terreiro, entre outros”, disse Adriana.
As propostas contempladas deverão prever a realização de uma ação de contrapartida, a ser realizada em uma Escola Pública Municipal, que deverá ser um protótipo de seu projeto, ou seja, um “rascunho prático” do projeto, uma maneira de colocar a ideia em ação em menor escala.
A Tec Campos é uma incubadora de empresas do Norte Fluminense constituída pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Universidade Federal Fluminense (UFF), Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (FUNDENOR), Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico Fluminense (FUNDAÇÃO PRÓ-IFF), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (SEBRAE-RJ), Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Institutos Superiores de Ensino do Censa (ISECENSA), Universidade Cândido Mendes (UCAM), Universidade Estácio de Sá (UNESA), Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL Campos), Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes e Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (PMCG).
A empresa possui uma estrutura para estimular a criação e o desenvolvimento de novos negócios, capacitando o empreendedor em seus aspectos técnicos e gerenciais e oferecendo uma infraestrutura física mínima necessária ao funcionamento das empresas nascentes. Durante o Programa, o proponente recebe suporte técnico por meio de consultorias/mentorias, treinamentos, workshops e networking, direcionados em cinco eixos (Empreendedor, Mercado, Gestão, Capital e Tecnologia) visando à formação de empreendedores e negócios capazes de atuar no mercado de base tecnológica.
CRONOGRAMA
Lançamento do Edital: 22/05/2025
Período de inscrição: 22/05 a 8/06/2025
Seleção: 9 a 13/06/2025
Divulgação dos resultados preliminares: 19/06/2025
Recursos: 20 e 21/06/2025
Divulgação dos resultados finais: 25/06/2025
Assinatura do termo de outorga e Início das atividades: 26/06/2025