A Usina de Letras Geraldo Silveira Coutinho, em Tócos, ganhou, na tarde dessa terça-feira (20), uma sala totalmente equipada para a oferta de cursos da área de informática para a população do distrito e bairro vizinhos, especialmente para jovens e adultos. O espaço, chamado de Centro de Empoderamento Digital, foi equipado pela Prefeitura e conta com computadores novos, televisão para o acompanhamento das aulas e climatização.
O novo espaço foi montado a partir de um projeto do Centro de Informação e Dados de Campos (CIDAC) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos e a ONG Recode, entidade que promove o empoderamento digital de jovens. Participaram da entrega os secretários Rodrigo Carvalho e Fellipe Augusto Almeida, os subsecretários José Vicente Alves e Gilberto Totinho, os vereadores Wainer Teixeira e Marcione da Farmácia, a coordenadora da Usina de Letras, Elisieli Cristina, além das equipes de funcionários do equipamento.
Duas turmas já foram abertas com 10 alunos cada. O primeiro curso será de letramento digital, que é chamado de “Comece do Zero”. Em seguida, serão iniciadas as aulas de ferramentas digitais, que incluem noções sobre o Pacote Office, como Word e Excel. Profissionais da tecnologia da informação que atuam no CIDAC serão os responsáveis pelas aulas. A ONG Recode ficou responsável por ceder o conteúdo pragmático para que as aulas sejam ministradas.
“O fruto dessa parceria será o treinamento e o letramento digital dos nossos jovens da Baixada, fazendo com que eles tenham acesso aos cursos de informática que a Recode nos oferece através de sua plataforma. Eles vão aprender o letramento, que é o básico sobre o mundo digital. Depois, vão poder trabalhar com plataformas da Microsoft, como Word, Excel, PowerPoint, para que consigam uma vaga de emprego com mais qualificação profissional”, explicou o subsecretário do CIDAC, José Vicente Alves.
A Usina de Letras de Tócos funciona como uma unidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertando diversos cursos e oficinas, sendo ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. O secretário da pasta, Rodrigo Carvalho, falou sobre mais esse passo importante na oferta de serviços.
“A gente acreditou muito no projeto inicial da Usina de Letras de Tócos, que hoje está inaugurando um importante centro de informática. Através de parcerias, conseguimos montar essa sala de ponta para que os alunos saiam daqui capacitados. Esse também é o papel da Assistência Social: descentralizar os atendimentos para que serviços cheguem cada vez mais em diferentes pontos, como vai acontecer com os jovens de Tócos a partir de agora”, comentou Rodrigo.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto Almeida, explicou que o Centro de Empoderamento Digital servirá como um grande facilitador de oportunidades no mercado de trabalho para os jovens e adultos que participarão das aulas.
“No mundo globalizado que a gente vive hoje, ter o domínio das ferramentas tecnológicas, ser um usuário de internet e dominar o uso de um computador são capacidades que fazem todos os candidatos saltarem na frente. Ter esses conhecimentos proporciona uma condição melhor de inserção no mercado de trabalho. O objetivo da sala é justamente esse, capacitar os jovens e adultos da localidade de Tócos e do entorno para que eles possam ir para o mercado de trabalho mais preparados”, explicou.
Matheus de Araújo, de 15 anos, será um dos alunos do Centro de Empoderamento Digital. Animado, ele diz que espera se profissionalizar para conseguir um bom emprego. “Eu estou com uma expectativa muito grande em poder participar das aulas e tentar uma boa vaga de emprego futuramente”, disse o estudante.
“Eu sempre digo que é preciso estimular os jovens para que ferramentas como essas os coloquem em posição de igualdade na sociedade”, comentou o vereador Wainer Teixeira.
“É muito importante agradecer à Usina por ter cedido esse espaço, porque hoje estamos realizando um sonho. É um sonho que está só no começo, mas a Usina de Letras vai avançar ainda mais”, comentou o também vereador Marcione da Farmácia.
Reaberta pelo prefeito Wladimir Garotinho em julho de 2024, a Usina de Letras de Tócos oferta oficinas, cursos e atividades. De propriedade da Usina de Tócos, a Usina de Letras foi cedida ao município por 10 anos de uso. A Usina de Letras de Tócos está localizada na Rua Guilherme Morisson, nº 828, em Tócos.