Notícia no detalhe
Atendimento no Programa para Ostomizados e Hemodializados
Cerca de 1.200 pacientes são atendidos no Programa de Atendimento a Pessoa Ostomizada e Hemodializada, por mês, na sede, localizada na Rua Gil de Góis, 108, no Centro. Segundo informações do coordenador, Gustavo Morgade Araújo, a unidade ainda é referência para pacientes do Norte e Noroeste Fluminense e distribuiu sonda uretral, bolsas de ostomias e derivados, além do atendimento com equipe multidisciplinar, composta por assistente social, enfermeiro, estomaterapeuta, psicólogo, proctologista e clínico geral e farmacêutico.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, “o programa proporciona assistência aos pacientes usuários de sonda e cateteres e aos que foram submetidos a ostomias intestinais - intervenções cirúrgicas com a finalidade de eliminar os dejetos do organismo, como a colostomia, com implantação de uma espécie de bolsa coletora de fezes”.
O coordenador explica que o programa oferece acompanhamento clínico, avaliação após cirurgia e cirurgias de reconstrução. “Oferecemos toda assistência pré e pós-cirurgia realizada no Hospital Escola Álvaro Alvin (HEAA). Os usuários ainda têm acesso a uma farmácia vasta, com inúmeros medicamentos, na própria unidade”, completa.
No período de janeiro a julho deste ano, os números de atendimento contabilizam 3.269, entre enfermagem, 150; médico coloproctologista, 100; clínico geral, 366; psicologia, 141; serviço social, 412 e enfermagem, 2.100. “Além disso, registramos na farmácia da unidade 3.550 atendimentos nesse período, sete cirurgias de reconstrução de trânsito intestinal, 190 consultas marcadas externamente para cardiologista, oftalmologista, ortopedista, neurologista, urologista e nefrologista”, enfatiza.
Gustavo explica, ainda, que “os pacientes geralmente são encaminhados dos hospitais e clínicas ao programa, após procedimentos cirúrgicos ou não cirúrgicos, com a finalidade de darmos todo suporte, que já é ofertado na unidade do Centro da cidade desde 2004”.
Vida normal - Ostomizada há 10 anos, Vânia Cristina Coutinho Souza, 45 anos, utiliza os serviços ofertados pelo programa. Animada e sempre disposta, apesar do incomodo da bolsa coletora que usa diariamente, ela comenta que tenta levar uma vida normal. “Ando de bicicleta, tomo banho de piscina e até casei pela segunda vez, mesmo com a doença. No programa, utilizo tudo que eles me oferecem, desde os medicamentos gratuitos até o atendimento médico, com clínico geral e proctologista”.
A rotina é dura, mas ela confessa que já se acostumou. “Troco a bolsa coletora de três em três dias. No programa para meu tipo de cirurgia (colostomia) pego em média 10 bolsas coletoras/mês”, comenta lembrando que o programa carece apenas de um nutricionista.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/06/2026 18:43:03 Consulplan divulga resultados preliminares de novas etapas do Concurso da Educação
- 15/06/2026 18:15:19 Imuniza Campos no Parque Aurora reforça estratégia para ampliar cobertura vacinal
- 15/06/2026 17:45:14 Ação especial reforça direitos e proteção à pessoa idosa no transporte público
- 15/06/2026 17:18:57 Empreendedorismo na terceira idade: projeto amplia as perspectivas da pessoa idosa
- 15/06/2026 16:28:26 Abertura do Mais Ciência na Escola terá representante do Ministério da Ciência
Consulplan divulga resultados preliminares de novas etapas do Concurso da Educação
1506 18h15Imuniza Campos no Parque Aurora reforça estratégia para ampliar cobertura vacinal
1506 17h45Ação especial reforça direitos e proteção à pessoa idosa no transporte público
1506 17h18Empreendedorismo na terceira idade: projeto amplia as perspectivas da pessoa idosa
1506 16h28Abertura do Mais Ciência na Escola terá representante do Ministério da Ciência
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Programa Estradas do Produtor segue com manutenção de vicinais em Pernambuca
5Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
6Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária





















