Notícia no detalhe
Creas-Mulher faz mais de 450 atendimentos em dois meses
Em dois meses, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas-Mulher) realizou 451 atendimentos a mulheres vítimas de violência. O número registrado de maio a julho deste ano equivale a mais de 60% do total de 703 casos atendidos nos 12 meses de 2010 pelo então Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam).
- Infelizmente, o número é preocupante. Gostaríamos que não tivéssemos tantos atendimentos, mas sabemos que a Lei Maria da Penha veio somar respaldo às mulheres ao ser muito clara no comprometimento do homem. Além disso, a divulgação do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município tem sido um importante motivador para que as vítimas de agressão busquem ajuda - salientou a coordenadora do Creas-Mulher, Terezinha Amaral Vidal Alves.
Desde à unificação do Niam e do Núcleo Especializado em Atendimento à Mulher (Neam), é no Creas-Mulher que são realizados o serviço de atendimento especializado à família e à mulher vítima de agressão. O atendimento é oferecido de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do órgão, situada à Rua Primeiro de Maio, 39, Centro. O contato pode ser feito, ainda, pelos telefones 2735-3925 e 0800 282 1413. Quatro assistentes sociais, dois psicólogos e dois advogados formam a equipe multidisciplinar do Creas-Mulher.
Inaugurado no último dia 18 de maio pela Prefeita Rosinha Garotinho, o órgão, que intensificou e ampliou o atendimento à mulher, inclui ainda o Serviço de Atendimento ao Homem (Sehom), destinado ao acompanhamento, quando desejado pela família, do agressor por uma equipe multidiscplinar, e a Casa Benta Pereira, que abriga mulheres e filhos cujas vidas são ameaçadas pelo marido e pai agressor.
- A nossa responsabilidade é em restaurar as famílias. Esse trabalho começa com o atendimento da vítima por uma equipe multidisciplinar, passa pelo encaminhamento a uma das redes integradas, sem que deixemos de acompanhar o caso, e só termina quando há a recuperação da vítima. Capacitamos todos os profissionais envolvidos, desde a guarda municipal que fica na entrada da nossa sede, para que acolham bem a todos que nos procurarem. O acolhimento é fundamental. Depois, passamos a certeza de que nos importamos com essa vítima que vem até nós. O ditado diz que em briga de marido e mulher não se mete a colher, mas o Creas-Mulher mete a colher sim, porque a mulher tem que se sentir segura e não pode ser violentada - destacou Terezinha.
Segundo a coordenadora, as vítimas ou vão direto para o Creas-Mulher, até mesmo após a agressão, ou são encaminhadas após prestarem queixa na delegacia ou serem atendidas em alguma unidade de Saúde. Assim que chega, são atendidas por assistente social e psicólogo e, posteriormente, direcionados ao departamento jurídico. Feito o atendimento inicial e verificadas as necessidades, elas são encaminhadas para rede de atendimento psicológico, delegacia ou Defensoria Pública ou para um dos pólos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 18:07:34 Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
- 11/03/2026 17:20:52 Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
- 11/03/2026 16:55:52 Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
- 11/03/2026 15:53:48 Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
- 11/03/2026 14:37:30 Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
1103 17h20Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
1103 16h55Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
1103 15h53Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
1103 14h37Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro
6Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval




















