Notícia no detalhe
Creas-Mulher faz mais de 450 atendimentos em dois meses
Em dois meses, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas-Mulher) realizou 451 atendimentos a mulheres vítimas de violência. O número registrado de maio a julho deste ano equivale a mais de 60% do total de 703 casos atendidos nos 12 meses de 2010 pelo então Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam).
- Infelizmente, o número é preocupante. Gostaríamos que não tivéssemos tantos atendimentos, mas sabemos que a Lei Maria da Penha veio somar respaldo às mulheres ao ser muito clara no comprometimento do homem. Além disso, a divulgação do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município tem sido um importante motivador para que as vítimas de agressão busquem ajuda - salientou a coordenadora do Creas-Mulher, Terezinha Amaral Vidal Alves.
Desde à unificação do Niam e do Núcleo Especializado em Atendimento à Mulher (Neam), é no Creas-Mulher que são realizados o serviço de atendimento especializado à família e à mulher vítima de agressão. O atendimento é oferecido de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do órgão, situada à Rua Primeiro de Maio, 39, Centro. O contato pode ser feito, ainda, pelos telefones 2735-3925 e 0800 282 1413. Quatro assistentes sociais, dois psicólogos e dois advogados formam a equipe multidisciplinar do Creas-Mulher.
Inaugurado no último dia 18 de maio pela Prefeita Rosinha Garotinho, o órgão, que intensificou e ampliou o atendimento à mulher, inclui ainda o Serviço de Atendimento ao Homem (Sehom), destinado ao acompanhamento, quando desejado pela família, do agressor por uma equipe multidiscplinar, e a Casa Benta Pereira, que abriga mulheres e filhos cujas vidas são ameaçadas pelo marido e pai agressor.
- A nossa responsabilidade é em restaurar as famílias. Esse trabalho começa com o atendimento da vítima por uma equipe multidisciplinar, passa pelo encaminhamento a uma das redes integradas, sem que deixemos de acompanhar o caso, e só termina quando há a recuperação da vítima. Capacitamos todos os profissionais envolvidos, desde a guarda municipal que fica na entrada da nossa sede, para que acolham bem a todos que nos procurarem. O acolhimento é fundamental. Depois, passamos a certeza de que nos importamos com essa vítima que vem até nós. O ditado diz que em briga de marido e mulher não se mete a colher, mas o Creas-Mulher mete a colher sim, porque a mulher tem que se sentir segura e não pode ser violentada - destacou Terezinha.
Segundo a coordenadora, as vítimas ou vão direto para o Creas-Mulher, até mesmo após a agressão, ou são encaminhadas após prestarem queixa na delegacia ou serem atendidas em alguma unidade de Saúde. Assim que chega, são atendidas por assistente social e psicólogo e, posteriormente, direcionados ao departamento jurídico. Feito o atendimento inicial e verificadas as necessidades, elas são encaminhadas para rede de atendimento psicológico, delegacia ou Defensoria Pública ou para um dos pólos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
- 10/05/2025 10:15:47 Guarda Civil Municipal promove manhã especial em homenagem ao Dia das Mães
- 10/05/2025 09:39:38 Social + Perto: Especial pelo Dia da Abolição da Escravatura na próxima terça-feira
PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
1005 10h15Guarda Civil Municipal promove manhã especial em homenagem ao Dia das Mães
0905 18h39Homenagem pelo Dia das Mães movimenta o calçadão do Centro
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore