Notícia no detalhe
Palestra discute impactos dos grandes empreendimentos na região
O auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura, foi palco ontem (terça-feira, 16) para palestra sobre Gestão de Patrimônio Cultural em Relação com o Território, proferida pelo professor Rossano Bastos, arqueólogo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e livre docente em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP). O palestrante falou sobre a legislação que versa sobre a conservação do patrimônio e a cultura como parte da concepção e metodologia da Gestão Integrada de Território. A palestra serviu como preparação da região para as mudanças trazidas pelos grandes empreendimentos que se estabelecerão no Norte-Fluminense, como o Complexo Portuário do Açu, que pode ser considerado um dos grandes empreendimentos portuários do mundo.
Rossano Bastos comentou a importância da questão do patrimônio, que deve ser compartilhada com todos. "Quando elegemos o que é o patrimônio atribuímos valor. Temos uma cultura em transformação. Mas a idéia do colonizador está aí até hoje. Consideramos patrimônio histórico os fortes, as fortalezas, as casas de barões donos de escravos, de uma elite aristocrática e militar. Precisamos valorizar a Guerra de Canudos, a Coluna Prestes. Se nós tivéssemos aprendido pelo menos um pouco com as comunidades indígenas, teríamos salvado muitas vidas", afirmou o professor, que destacou a necessidade de preservação de sítios arqueológicos, que são considerados lugares não inundáveis.
Na oportunidade, esteve presente a vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Maria Helena Gomes, e o secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos, que falou sobre a importância da valorização do patrimônio imaterial. "Esses costumes que solidificam uma cultura, que é também identitária e que fortalece, sobretudo, a cidadania. Precisamos conservar essas relações. Se não vamos perder a identidade, principalmente com esse avanço avassalador de uma explosão demográfica que se avizinha em função da implantação de mega projetos econômicos na região", disse Orávio.
O evento, que faz parte de uma das atividades da EXPOGIT, exposição da Gestão integrada de Território para o Desenvolvimento Sustentável, foi uma realização do Instituto BioAtlântica (IBio) e do Instituto Politécnico de Tomar, em parceria com o Grupo EBX. A exposição ficará em Campos até o dia 9 de setembro, passando pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Universidade Cândido Mendes, IF-Fluminense Campus Centro, If-Fluminense Campus Guarus e Liceu de Humanidades.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
1110 20h46Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município