Notícia no detalhe
Morar Feliz: do casebre de papelão para a casa de alvenaria
Uma vida de 40 anos de sofrimento foi transformada para melhor quando a dona de casa, Maria dos Santos de Souza, 57 anos, ganhou uma casa do conjunto habitacional Morar Feliz do Novo Jóquei, que será inaugurado oficialmente nesta sexta-feira (12), às 19h. Durante esse tempo, ela sobreviveu num espaço minúsculo, feito de zinco e papelão, substituído a cada chuva em que era destruído, deixando-a ao relento junto com seu marido, filha e netos. Neste mesmo conjunto habitacional, a Prefeita Rosinha Garotinho entrega 242 casas populares, totalizando 1.530 novas residências entregues este ano a famílias de área de risco, de alagamento ou que eram beneficiadas pelo Programa de Aluguel Social.
No antigo casebre, onde morava, com dois quartos e mais um espaço para o fogão, a família entrava abaixada, já que a distância do chão para o teto não passava de um metro de altura. Banheiro também não existia e banho também era outro problema, porque tinha que ser na base do balde.
- A gente vai vivendo. Fazer o quê? É assim mesmo. A gente vive da aposentadoria do meu companheiro, Nelson Machado, de 68 anos, e com a venda de ferro-velho, papelão, vidro e plástico que ele cata – conta a dona de casa, que guarda as poucas roupas que a família tem em sacolas de supermercado, no canto da cama, já que não tem mobília e, sequer, espaço para isso.
Na semana passada, a secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, foi visitar a família de Maria e dar a notícia da mudança. Cansada de promessas dos vários políticos que passaram por seu casebre, prometendo melhorias, Maria afirmou que estava com medo de não dar certo, perder a casa da prefeitura e depois ter que refazer o casebre. Para acalmá-la, a secretária explicou as garantias que ela teria ao receber a nova casa.
- Esse é um medo que ninguém precisa ter, porque a Prefeita Rosinha Garotinho determinou que todas as famílias que receberem casa, também receberão documento de posse, em nome da mulher, evitando assim que, em caso de separação do casal, o homem expulse a mulher de casa, deixando-a na rua junto com os filhos – explicou a secretária.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















