Cerca de 1.300 pessoas foram beneficiadas diretamente com a doação de oito toneladas de alimentos, que aconteceu nessa quarta-feira (13) em oito entidades socioassistenciais de Campos que estão cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca.
O recolhimento da produção, separação e entrega nas entidades socioassistenciais são realizados quinzenalmente pela secretaria, com o objetivo de aumentar a segurança alimentar e nutricional dos assistidos. Os agricultores e entidades foram selecionados por meio da chamada pública nº 001/2023, que ocorreu em julho.
Para o desenvolvimento do PAA municipal, nessa modalidade de compra com doação simultânea, a Secretaria de Agricultura obteve a verba de R$ 1.298.372,00, destinada ao município pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Os gêneros alimentícios são diversos e incluem hortaliças, verduras, legumes e frutas como: aipim, quiabo, abacaxi, cenoura, beterraba, alface, couve, melancia, banana, goiaba, manga, milho verde, maxixe, entre outros. Ao todo, 106 produtores estão cadastrados, sendo distribuídos por quinzena para fornecimento dos alimentos. Nesta etapa, 48 agricultores enviaram produtos.
“O PAA tem o objetivo de fomentar o comércio local, fortalecendo a agricultura familiar e auxiliando na diminuição da insegurança alimentar. Além de beneficiar pessoas em situação de insegurança alimentar, o programa possibilita ao agricultor familiar a comercialização direta, sem atravessadores”, disse a Coordenadora do PAA, Gleiciane Pimentel.
De acordo com o secretário de Agricultura, Almy Junior, a secretaria fornece todo apoio logístico, promovendo a entrega dos alimentos doados às entidades, que vão poder contar com produtos frescos e saudáveis para o preparo das refeições que fornecem de forma gratuita e contínua.
Nove entidades estão cadastradas e aptas. São elas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campos (Apae); Associação Irmãos da Solidariedade; Asilo Nossa Senhora do Carmo; Associação Monsenhor Severino; Centro de Assistência Social e Terapêutico Diva Marina Goulart (Apoe); Dispensário São Vicente de Paulo; Patronato São José; Lar Fabiano de Cristo/Casa Francisco Lamego; e Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Codin.