O município de Campos foi representado no 1º Encontro com Secretários Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro, pela gerente de Programas e Parcerias da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Leonora Tinoco. Ela representou o secretário da pasta, Marcelo Feres. O objetivo foi apresentar a educação empreendedora como um diferencial competitivo nos territórios.
O evento aconteceu neste mês de setembro na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na capital, e contou com discussões acerca de empreendedorismo, cultura empreendedora, educação financeira nas escolas, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
Segundo Leonora, o encontro foi essencial, pois, foram apresentadas iniciativas empreendedoras implementadas nos municípios do interior do RJ como Campos, Cordeiro, Cachoeiras de Macacu e Petrópolis.
“Aqui em Campos já foi firmado o convênio com o Sebrae e algumas ações já foram realizadas como formação com os professores na sede da Escola de Formação dos Educadores Municipais (EFEM) e também em unidades escolares com professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em Duas Barras foi criada uma lei que incluiu a educação empreendedora na base curricular. Sem dúvida, foi uma troca muito interessante de ideias”, disse Leonora.
Por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), a Prefeitura de Campos firmou parceria com o Sebrae no ano passado, implantando o Projeto Educação Empreendedora nas unidades escolares da rede municipal de ensino. O objetivo é disseminar e estimular a cultura do empreendedorismo entre alunos e professores. Para isso, o Sebrae oferece capacitação de forma remota e disponibiliza todo o material complementar digital.
Também participaram do evento a secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Roberta Barreto; o presidente da Fundação Roberto Marinho e Canal Futura, João Alegria; o ex secretário de Educação Básica do MEC, Jânio Macedo; o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RJ), Osório Figueiredo, e o analista na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Thiago Salinas.