Notícia no detalhe
GAM resgata 5 gambás, gavião e a cobra Papa-pinto em bairros de Campos
Na semana passada, também, foi resgatado um tamanduá-mirim.
Por: Da Redação -
Foto: Divulgação / GCM - 09/08/2023 - 19:47:43
O Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou, de sexta-feira (04) até esta quarta-feira (09), 5 gambás, um gavião Carcará e uma cobra Papa-pinto. Os gambas estavam no Jóquei, Parque Rosário, Centro e Turfe; o gavião Carcará, no Parque Aurora, e a cobra Papa-pinto em uma residência no bairro Alphaville 3. O resgate do gavião aconteceu no domingo (06) e da cobra nesta quarta-feira (09). Na semana passada, também, foi resgatado no Parque Aurora um tamanduá-mirim.
O Gavião Carcará foi resgatado no último domingo (06) em uma residência no Parque Aurora. Acionados pelo proprietário, os agentes do GAM devolveram a ave à natureza. O gavião estava em perfeito estado de saúde, com instintos evidentes e sem complexidades. Também conhecido como caracará, carancho, caracaraí (Ilha do Marajó), gavião-de-queimada e gavião-calçudo. O carcará não é taxonomicamente uma águia, e sim um parente distante dos falcões. É tanto visto sozinho como em bandos numerosos em redor de mamíferos e carcaças. Ocorre em campos abertos, cerrados, borda de matas e inclusive centros urbanos de grandes cidades. A ave foi devolvida para a natureza em uma área de proteção ambiental em segurança.
Sobre a cobra Papa-pinto, a solicitante pelo resgate filmou o animal e manteve o contato visual até a chegada dos agentes. O GAM vem resgatando um grande número desse tipo de cobra. São animais que buscam comida e abrigo em residência com algum tipo de vegetação próxima. Em ótima condição de saúde, o réptil também foi devolvido para o seu habitat natural.
Tamanduá-mirim - . O GAM foi acionado por populares que já tinham contido o Tamanduá em uma armadilha improvisada. O resgate aconteceu na tarde de ontem e trata-se de um animal macho adulto, que não ofereceu nenhuma complexidade para a realização do resgate. Acredita-se que seja o mesmo animal que apareceu na Av. José Alves de Azevedo, beira valão, dias antes. O GAM não informa os locais das solturas dos animais silvestres. São locais preservados que permitem o desenvolvimento das espécies contra os ataques de caçadores.
Os agentes esclarecem que, normalmente, os animais saem do seu habitat natural em busca de abrigo e alimento por causa do crescimento urbano. A orientação do GAM é, sempre que identificarem qualquer animal silvestre, as pessoas devem isolar a área onde está o animal e acionar o Grupamento Ambiental, por meio dos telefones 153, (22) 98175-0785
Últimas Notícias adicionadas
1
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira