Notícia no detalhe
Secretário de Meio Ambiente vistoria Lagoa do Sapo
O secretário municipal de Meio Ambiente, Humbento Nobre, fez uma vistoria nesta sexta-feira (01/07) na elevatória da bacia de acumulação de água do Parque Eldorado, conhecida como Lagoa do Sapo I, onde por conta do entupimento de uma da galeria pluvial que deságua na lagoa, ocorreu na terça-feira (28) um vazamento de 2 mil litros de esgoto que atendem a cerca de 30 residências. Segundo o secretário, apesar do dano, o problema já está sendo resolvido: “A Concessionária Águas do Paraíba já desentupiu a galeria e a elevatória já está funcionando normalmente”, informou.
Humberto Nobre explicou que se trata de uma bacia de acumulação de água de chuva e não uma lagoa: “É uma área ambiental, que deve ser conservada. Estamos estudando a viabilidade da arborização do local com o plantio de árvores. O problema foi causado por uma obstrução que acabou por ocasionar isso. A bacia tem uma quantidade de água muito pequena e a Águas do Paraíba foi impossibilitada de fazer a limpeza nas primeiras horas do dia embora a responsabilidade não seja toda deles. Os próprios moradores jogam esgoto clandestino. Teremos uma solução definitiva com o Bairro Legal, que a prefeitura está construindo”, informou o secretário.
A Secretaria Municipal de Defesa Civil cedeu um barco para que fosse feita a retirada de peixes da lagoa. Na quinta-feira (30), foram retirados peixes ainda vivos. Na tarde desta sexta-feira, um barco com dois homens começou a recolher os peixes mortos com uma tela. Um caminhão da Empresa Vital, que presta serviços à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, também está no local ajudando na limpeza do entorno da lagoa e acertando o solo. A Águas do Paraíba também vai fazer uma análise do grau de acidez e de alcalinidade da água, bem como uma análise da densidade bioquímica do oxigênio.
As obras do Bairro Legal do Eldorado prevêem a construção de galerias de águas pluviais, redes novas de água e redes novas de esgoto no bairro. No governo da Prefeita Rosinha Garotinho, foram construídos 10.000 metros de novas redes de água e 15.000 metros de novas redes de esgoto. Já foram construídas duas estações de tratamento no Parque Imperial e Donana e vão ser construídas mais duas estações em Ururaí e no Matadouro. “Em breve, Campos vai ser o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a não lançar uma gota de esgoto no Rio Paraíba do Sul”, disse o assessor de imprensa da concessionária, Adelfran Lacerda.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa