Notícia no detalhe
Canal Campos-Macaé recebe reestruturação
O fim do mau cheiro e a mudança do aspecto da margem pontuada por lixo, ratos e água negra, é uma reivindicação antiga de moradores vizinhos do Canal Campos-Macé, na área central da cidade, que começa a tornar realidade na gestão do governo da Prefeita Rosinha Garotinho. O investimento de R$ 18,6 milhões e compreende outras etapas, além da realização de obras de infra-estrutura, que estão em andamento em ritmo acelerado no trecho do canal entre o Mercado Municipal e a Avenida 28 de Março, numa extensão de 760 metros.
Após as obras de infra-estrutura, que no momento implicam na remoção das placas dos taludes sobre as antigas vigas subterrâneas inclinadas que dão o formato de V nas rampas para fazer o estreitamento do então caudaloso e largo canal, outras etapas importantes vão seguir para mudar o atual cenário, marcado por mau cheiro e aspecto degradante.
Novo visual - Em vez do atual quadro, quando forem realizadas as etapas de urbanização e tratamento paisagístico, o aspecto do Canal e de suas margens vão dar um novo aspecto à chamada Beira Valão, termo que remonta ao tempo da sua construção pelos braços dos escravos no período imperial, por determinação de D. Pedro II. Vários arcos vão ser construídos sobre o canal e neles vão ser instalados estirantes (cabos de aço esticados), que vão sustentar uma cobertura móvel sobre a caixa do canal, que será emoldurado por um calçadão com jardins inclinados, onde serão inseridas plantas de forração coloridas e trepadeiras. Nesse canteiro serão apoiados quadros metálicos com uma malha para o apoio dessa vegetação.
Ciclovias marginais - Nas margens também terá espaço destinado aos ciclistas, com modernas ciclovias e todo espaço será dotado de novo sistema de iluminação. O conjunto de intervenções vai compor um moderno paisagismo, criando um novo e belo cartão postal na área central da cidade, considerando que o Campos-Macaé, é o segundo maior Canal do Mundo feito pela mão do homem. O secretário de Obras e Urbanismo, César Romero, informa que no momento os técnicos e operários estão fazendo a parte mais difícil da obra, que é trabalhar no talude em formato de V para remover as placas e fazer reparos nas vigas inclinadas, além de efetuar reparos e remover as manilhas da rede pluvial e de esgoto, defeituosas (desencaixadas, rachadas ou trincadas) que lançam esgotamento sanitário no Canal.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 09:39:05 Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
1807 08h10Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
1707 17h30Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda