A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) da cidade de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, onde também atende crianças vítimas de violência sexual recebeu a visita da servidora da Segurança Pública do Rio de Janeiro, Alice Alves Farias, que atua como enfermeira e coordenadora do CAAC (Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança) no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, inaugurado no dia 12 de outubro de 2021, pelo prefeito Wladimir Garotinho.
Com objetivo de integrar e buscar novas estratégias, afim de oferecer um atendimento melhor e mais digno, a profissional do HFM conheceu o trabalho realizado na DEAM de São Gonçalves. Durante a visita, foi discutido a importância da tomada do depoimento especial por policiais capacitados, diante da necessidade de proteger integralmente as vítimas de abuso sexual.
De acordo com a enfermeira Alice, a Polícia Civil gaúcha é referência para as demais. “Tive a oportunidade de conhecer a estrutura física de acolhimento, os fluxos e manuais da rede de proteção à infância em Bento Gonçalves. O atendimento realizado por eles acaba tornando referência por conta do modelo bem articulado e funcional, que nos inspira a seguir, a buscar e até mesmo adotar alguns métodos explicados por eles”, informa.
“É uma satisfação acompanhar esse importante trabalho social realizado com a juventude de nossa cidade em parceria com Conselho Tutelar. O Centro de Atendimento de Bento Gonçalves (RS) tem o objetivo de oferecer proteção social à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade e risco, seguimos combatendo e lutando contra o abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes”, comentou a Delegada da DEAM, Deise Salton Brancher Ruschel.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendente do HFM, Arthur Borges, destacou a importância do CAAC. “O CAAC é um local onde é oferecido um acolhimento digno para as vítimas de violência sexual, não só de Campos, mas também de outros municípios. É muito importante essa integração dos nossos coordenadores com outras unidades. O nosso objetivo é aprimorar e humanizar cada vez mais o nosso atendimento à população”, frisou.
CAAC - O CAAC, que funciona no Hospital Ferreira Machado, consiste em um centro de atendimento integrado para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Além do atendimento de saúde da vítima, o centro promove o registro da ocorrência criminal, a entrevista investigativa e a realização da prova pericial. Em quase dois anos de funcionamento, o CAAC já registrou mais de 280 atendimentos.
O objetivo é resgatar a integridade emocional e a dignidade das vítimas com o novo processo de tratamento e apuração de crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes. No local, os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, entre assistente social, psicólogos, pediatras, médicos legistas e policiais civis, que fazem o registro de ocorrência. O serviço está ativo 24h por dia, de segunda a domingo. O CAAC Campos, é a segunda unidade do Estado e a primeira instalada no interior, sendo a terceira unidade do Brasil.