O City tour, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, visando atender o Projeto Turismo Pedagógico, receberá nesta sexta-feira (02), às 10h, alunos de 13 a 17 anos, da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, do município de Quissamã. A medida permite que as escolas desenvolvam conteúdos voltados para a educação patrimonial, além de permitir que os alunos tenham acesso ao acervo cultural, artístico e turístico de Campos.
Os alunos do 8º ano estarão acompanhados pelos professores de História, Arte e Geografia, Ana Beatriz, Lucivânia e Tânia Maria e percorrerão os principais pontos do município com o guia de turismo Everaldo Reis que vai até Quissamã buscá-los na escola e apresentará toda a história de Campos, através dos pontos históricos e turísticos.
- Os alunos visitarão o museu, solares, casarios, bibliotecas, teatros, bairros, praças, entre outros equipamentos com valor histórico. O programa atende Campos e também outras cidades que queiram conhecer o rico patrimônio cultural e histórico do nosso município – informa o guia de turismo.
Segundo Everaldo Reis, o City Tour será o dia inteiro. “Vamos começar pela Baixada, passando por Farol, Mosteiro de São Bento, Capela de Campo Limpo, Solar do Colégio, Capela de Donana, Centro Histórico, Igrejas São Benedito, São Francisco e do Carmo, Museu, Liceu de Humanidades de Campos, Palácio Nilo Peçanha, que abriga a Câmara Municipal, Vila Maria, Praça do Liceu, entre outros”.
Por envolver o aluno com o ambiente físico, geográfico ou ecológico, o turismo pedagógico é um método facilitador para o processo de ensino e aprendizagem, sendo um estímulo para o aprendiz. “Nesse contexto, a inserção do turismo educacional poderá contribuir para tornar as aulas mais dinâmicas e interativas no processo de ensino”, afirma o secretário Hans Muylaert.
- Por ser um método inovador na área da educação, o turismo educacional ou turismo pedagógico, caracterizado primordialmente por viagens de estudos ao meio, é uma ferramenta de auxílio para a construção da percepção da realidade por parte dos alunos, uma vez que lhes permite entrar em contato com a realidade concreta. Além disso, é capaz de gerar maior interação entre os participantes e o meio visitado. Trabalhando de modo diferenciado, nossos projetos interdisciplinares proporcionam aos alunos e professores um conhecimento da realidade física, social e cultural dos locais visitados, estabelecendo um diálogo inteligente com o mundo, com o intuito de verificar e produzir novos conhecimentos – explica Hans.