Cinedebate encerra programação do Mês da Luta Antimanicomial
O evento será realizado nesta quarta-feira, a partir das 14h, no auditório da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos
O mês de maio, desde o final da década de 1970, é marcado como o mês da Luta Antimanicomial, que busca garantir os direitos das pessoas em sofrimento psíquico e ou que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. Em Campos, a programação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Saúde Mental, termina na quarta-feira (31), com o documentário “Holocausto Brasileiro”, que teve como base um livro-reportagem da jornalista Daniela Arbex.
Lançado em 2013, o livro denuncia os maus-tratos ocorridos no Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, a partir de depoimentos de sobreviventes, ex-funcionários e pessoas diretamente envolvidas na rotina do maior hospício do Brasil. O mediador do debate será o psicólogo Nielson Athayde de Souza - mestre em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz; especialista em Psicologia Hospitalar pelo INI/Fiocruz; coordenador de Saúde Mental de Magé e psicólogo no NASF/AB de Magé.
A roda de conversa terá início às 14h, no auditório da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos. O evento é aberto a todos os profissionais da área de saúde, assistência e educação. O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado em todo o país no dia 18 de maio. Ao longo do mês, os coordenadores do programa realizaram várias atividades como piquenique, sarau, música, oficinas, exposição de artes e sessão de cinema.