Notícia no detalhe
Rosinha chama atenção para o crescimento ordenado na região
O planejamento do crescimento de Campos nos próximos 30 anos, em decorrência dos grandes empreendimentos com instalações previstas na região, foi um dos principais pontos apontados pela Prefeita Rosinha Garotinho durante solenidade de assinatura do convênio, nesta terça-feira (21), entre a Secretaria Especial de Portos e o Consórcio Intermunicipal Campos-Quissamã para o projeto do Complexo Logístico Portuário Farol-Barra do Furado.
Presidente do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes), a prefeita também destacou a importância do sistema send by pass, que será implantado no complexo, permitindo o deslocamento de areia de Quissamã para o município campista. “Com esse sistema, vamos estar também recuperando o meio ambiente. Não podemos impedir que o desenvolvimento venha e com ele o crescimento populacional, mais emprego e capacitação profissional. O crescimento será inevitável e, por isso, como abordamos em uma das reuniões do Comudes, os empresários precisam se organizar também, porque a cidade vai crescer e novas empresas serão atraídas. Todos terão que se movimentar. O crescimento da região era um desejo de todos e ele está vindo. E precisamos saber o que fazer com ele”, salientou Rosinha.
Com a expectativa de investimentos entre iniciativas pública e privada, em torno de US$ 1 bilhão, a prefeita acredita que, além do estaleiro e apoio off-shore, previstos inicialmente no complexo, empresas da cadeia produtiva podem vir a se instalar, futuramente, no Complexo Logístico Portuário Farol-Barra do Furado, provocando o crescimento populacional e, consequentemente, a necessidade de mais investimentos em infraestrutura, saúde, transporte e educação. E a formação de zonas de negócios no município já é cogitada por Rosinha.
- Todo crescimento traz mais gente e, segundo dados do IBGE, os municípios do entorno estão sendo esvaziados e Campos e São João da Barra recebendo essas pessoas. Queremos fazer o município crescer de forma ordenada e, em Campos, estamos começando a nos organizar para licitar uma empresa para planejamento dos próximos 30 anos - adiantou a prefeita.
Segundo Rosinha, a instalação do complexo será realizada obedecendo toda legislação ambiental e, dentre os benefícios que serão gerados, a arrecadação de impostos vai propiciar o aumento do recurso próprio do município e um desenvolvimento independente do repasse de recursos dos royalties. “Desenvolvimento puxa desenvolvimento”, sintetizou Rosinha.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















