Notícia no detalhe
Rosinha chama atenção para o crescimento ordenado na região
O planejamento do crescimento de Campos nos próximos 30 anos, em decorrência dos grandes empreendimentos com instalações previstas na região, foi um dos principais pontos apontados pela Prefeita Rosinha Garotinho durante solenidade de assinatura do convênio, nesta terça-feira (21), entre a Secretaria Especial de Portos e o Consórcio Intermunicipal Campos-Quissamã para o projeto do Complexo Logístico Portuário Farol-Barra do Furado.
Presidente do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes), a prefeita também destacou a importância do sistema send by pass, que será implantado no complexo, permitindo o deslocamento de areia de Quissamã para o município campista. “Com esse sistema, vamos estar também recuperando o meio ambiente. Não podemos impedir que o desenvolvimento venha e com ele o crescimento populacional, mais emprego e capacitação profissional. O crescimento será inevitável e, por isso, como abordamos em uma das reuniões do Comudes, os empresários precisam se organizar também, porque a cidade vai crescer e novas empresas serão atraídas. Todos terão que se movimentar. O crescimento da região era um desejo de todos e ele está vindo. E precisamos saber o que fazer com ele”, salientou Rosinha.
Com a expectativa de investimentos entre iniciativas pública e privada, em torno de US$ 1 bilhão, a prefeita acredita que, além do estaleiro e apoio off-shore, previstos inicialmente no complexo, empresas da cadeia produtiva podem vir a se instalar, futuramente, no Complexo Logístico Portuário Farol-Barra do Furado, provocando o crescimento populacional e, consequentemente, a necessidade de mais investimentos em infraestrutura, saúde, transporte e educação. E a formação de zonas de negócios no município já é cogitada por Rosinha.
- Todo crescimento traz mais gente e, segundo dados do IBGE, os municípios do entorno estão sendo esvaziados e Campos e São João da Barra recebendo essas pessoas. Queremos fazer o município crescer de forma ordenada e, em Campos, estamos começando a nos organizar para licitar uma empresa para planejamento dos próximos 30 anos - adiantou a prefeita.
Segundo Rosinha, a instalação do complexo será realizada obedecendo toda legislação ambiental e, dentre os benefícios que serão gerados, a arrecadação de impostos vai propiciar o aumento do recurso próprio do município e um desenvolvimento independente do repasse de recursos dos royalties. “Desenvolvimento puxa desenvolvimento”, sintetizou Rosinha.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa