O Dia Mundial da Água foi celebrado nesta quarta-feira (22) com ampla programação, que envolveu crianças e adolescentes de várias escolas municipais e do Projeto Ambiente Jovem, em ações interativas e palestras no Centro de Educação Ambiental (CEA). A programação, com ênfase na conscientização sobre a necessidade de cuidar dos recursos hídricos, foi elaborada pela Subsecretaria de Meio Ambiente e teve a participação de técnicos do próprio órgão, do Departamento de Coleta Seletiva da Secretaria de Serviços Públicos e da operadora de serviços de água e esgoto, Águas do Paraíba.
O Subsecretário de Meio Ambiente, René Justen, abriu a programação com palestra e alerta sobre os cuidados do dia-a-dia com o descarte de lixo nas ruas e outros locais indevidos, pois parte dele entra nas galerias de coleta de águas das chuvas e vai parar nos rios e no mar. Ele ressaltou a importância da água para a vida dos seres vivos, tanto o homem, animais e plantas.
“Vocês são os multiplicadores de consciência e transformadores de comportamento. Os seres vivos e o clima precisam da água para a existência, mas a poluição dos rios e das lagoas causam complicações para a vida dos seres no mar”, ensinou René Justem.
A palestra foi para uma plateia atenta sob a sombra de um conjunto de árvores de espécies da mata nativa, que também foi motivo para abordagem do Técnico da Subsecretaria de Ambiente, Carlos Ronald Macabu, e do diretor de coleta seletiva da Subsecretaria de Limpeza Pública, Franklin Cherene, que proferiram palestras interativas com cunho pedagógico. Para motivar o aprendizado dos alunos, Cherene realizou sorteios de caixas de bombons para as respostas assertivas.
As demais atividades constaram de sorteios de sacolas ecológica contendo cartilhas sobre os cuidados com o ambiente e com a água, inclusive, contendo garrafa com água potável.
Por meio de perguntas e respostas nas enquetes os alunos obtiveram conhecimento sobre os tipos de lixo (molhado e reciclável), sobre o sistema de coleta, importância da separação do lixo e o destino dos recicláveis coletados em Campos que não tem mais os poluidores lixões, mas moderno aterro sanitário que dá o tratamento adequado para o lixo coletado nos bairros, que são destinados para as cooperativas de recicláveis e para a fábrica de adubo orgânico, feito com o lixo molhado e galhadas.
A palestra sobre os mecanismos utilizados para captar e tratar a água que chega nas casas, bem como para tratar os efluentes que são tratados e lançados nos recursos hídricos, já inertes (sem agentes nocivos ao meio ambiente), ficou por conta do técnico de Águas do Paraíba Bernard Dantier, que discorreu sobre a importância do saneamento básico. Ele utilizou painéis para facilitar o aprendizado dos alunos de diversas escolas, dentre elas, a Escola Municipal Prisco de Almeida, Olga Linhares, do Ciep Custódio Siqueira e também do Projeto Ambiente Jovem que levou para o evento adolescentes dos Núcleos do distrito de Baixa Grande, do Parque Novo Mundo e do Parque Prazeres.