Notícia no detalhe
Prefeitura investe no Programa de Incentivo à Leitura
A Secretaria Municipal de Educação implantou no município, o Programa de Incentivo à Leitura “Ler para Ser”. Com a finalidade de formar leitores e incentivar o interesse pela literatura, diversas ações estão sendo realizadas, entre elas, a entrega de maletas de livros contendo obras dos principais autores do país aos estudantes e professores da rede municipal, além de capacitação dos profissionais da área.
Uma das ações de incentivo e formação de leitores é o Projeto Biblioteca Volante. Com uma equipe capacitada a bordo, o "Tecendo Leitores" realiza práticas de contação de histórias nas unidades escolares. A biblioteca realiza empréstimos de livros e conta com um acervo de 3.136 títulos de autores da literatura infanto juvenil.
De acordo com a coordenadora do Programa de Leitura do município, Maria Auxiliadora Passos de Azevedo (Dorinha), o programa oferece também a instrumentalização periódica dos professores incentivadores da leitura e professores regentes. “A equipe da Coordenação de Leitura da Secretaria de Educação realiza o acompanhamento e orientação técnica das atividades literárias a serem realizadas nas salas de leitura e de aula”, informou Dorinha.
- O "Projeto Magia de Ler", idealizado pela Editora Melhoramentos, representa a ampliação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura. Foram adquiridas 32 mil maletas de livros de literatura. São 151 unidades escolares contempladas, com 28.442 contemplados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Cada aluno receberá sua maleta contendo cinco títulos de autores clássicos, entre eles, Ziraldo, Andersen e Ruth Rocha. As maletas são distribuídas de acordo com a faixa etária dos alunos. Além da maleta do estudante, há maleta da classe que contém mais 20 obras a serem trabalhadas paralelamente - explicou a secretária de educação, Joilza Rangel Abreu.
Os professores e orientadores pedagógicos receberão acompanhamento pedagógico para otimizarem o material literário em sala de aula. Ao término do ano, os alunos levarão para casa seus livros e, assim, poderão contar sua mini biblioteca pessoal e socializar a leitura com seus pais.
Para a capacitadora e membro da coordenação de leitura, Ana Raquel Pourbaix, este investimento está sendo feito com a finalidade de estimular a leitura e melhorar a qualidade da educação nas escolas. “Com a leitura, podemos descobrir um mundo novo, além de enriquecer nosso vocabulário e obter conhecimento. O hábito da leitura deve ser estimulado na infância, para que a criança aprenda que ler é algo importante e prazeroso”, destacou Ana Raquel.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/08/2025 18:04:43 Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
- 02/08/2025 17:49:43 Prefeitura em Ação: Obras da Escola Maria Cordeiro Borges entregues à população
- 02/08/2025 16:03:18 Wladimir participa do Prefeitura em Ação e inaugura obras da escola de Rio Preto
- 02/08/2025 14:04:36 Saúde leva informação, prevenção e cuidado à população no Prefeitura em Ação
- 02/08/2025 13:42:18 Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
0208 17h49Prefeitura em Ação: Obras da Escola Maria Cordeiro Borges entregues à população
0208 16h03Wladimir participa do Prefeitura em Ação e inaugura obras da escola de Rio Preto
0208 14h04Saúde leva informação, prevenção e cuidado à população no Prefeitura em Ação
0208 13h42Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
2373ª Festa do Santíssimo Salvador terá shows de Vitinho e Joanna
3Secretaria de Administração e CIDAC desenvolvem site exclusivo para licitações
4Criança Feliz: Prefeitura divulga novo calendário do Processo Seletivo
5Logística da 373ª Festa do Santíssimo Salvador debatida em reunião
6Qualificação e Emprego abre 29 vagas para motoristas em diversas áreas