Notícia no detalhe
Prefeitura investe no Programa de Incentivo à Leitura
A Secretaria Municipal de Educação implantou no município, o Programa de Incentivo à Leitura “Ler para Ser”. Com a finalidade de formar leitores e incentivar o interesse pela literatura, diversas ações estão sendo realizadas, entre elas, a entrega de maletas de livros contendo obras dos principais autores do país aos estudantes e professores da rede municipal, além de capacitação dos profissionais da área.
Uma das ações de incentivo e formação de leitores é o Projeto Biblioteca Volante. Com uma equipe capacitada a bordo, o "Tecendo Leitores" realiza práticas de contação de histórias nas unidades escolares. A biblioteca realiza empréstimos de livros e conta com um acervo de 3.136 títulos de autores da literatura infanto juvenil.
De acordo com a coordenadora do Programa de Leitura do município, Maria Auxiliadora Passos de Azevedo (Dorinha), o programa oferece também a instrumentalização periódica dos professores incentivadores da leitura e professores regentes. “A equipe da Coordenação de Leitura da Secretaria de Educação realiza o acompanhamento e orientação técnica das atividades literárias a serem realizadas nas salas de leitura e de aula”, informou Dorinha.
- O "Projeto Magia de Ler", idealizado pela Editora Melhoramentos, representa a ampliação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura. Foram adquiridas 32 mil maletas de livros de literatura. São 151 unidades escolares contempladas, com 28.442 contemplados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Cada aluno receberá sua maleta contendo cinco títulos de autores clássicos, entre eles, Ziraldo, Andersen e Ruth Rocha. As maletas são distribuídas de acordo com a faixa etária dos alunos. Além da maleta do estudante, há maleta da classe que contém mais 20 obras a serem trabalhadas paralelamente - explicou a secretária de educação, Joilza Rangel Abreu.
Os professores e orientadores pedagógicos receberão acompanhamento pedagógico para otimizarem o material literário em sala de aula. Ao término do ano, os alunos levarão para casa seus livros e, assim, poderão contar sua mini biblioteca pessoal e socializar a leitura com seus pais.
Para a capacitadora e membro da coordenação de leitura, Ana Raquel Pourbaix, este investimento está sendo feito com a finalidade de estimular a leitura e melhorar a qualidade da educação nas escolas. “Com a leitura, podemos descobrir um mundo novo, além de enriquecer nosso vocabulário e obter conhecimento. O hábito da leitura deve ser estimulado na infância, para que a criança aprenda que ler é algo importante e prazeroso”, destacou Ana Raquel.
Últimas Notícias adicionadas
Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
1512 08h49Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
1512 08h33Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
1412 14h35Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
1412 14h26Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores





















