Notícia no detalhe
Óleo de girassol transformado em biocombustível é realidade
Óleo de girassol transformado em biocombustível para motores movidos a diesel. Graças a uma parceria da secretaria municipal de Agricultura e Pesca com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) e a Cooperativa Mista dos Produtores Rurais Fluminenses (Cooplanta), a proposta da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) já é realidade em Campos.
Na próxima semana, pelo menos 60 litros de óleo extraído dos grãos da planta cultivada no Centro Integrado de Produção Agrícola, sediado no Colégio Estadual Agrícola Antonio Sarlo, serão submetidos, na unidade de Planta piloto de biodiesel da Pesagro, ao processo de transesterificação, procedimento no qual óleo vegetal é misturado a um álcool e a catalisadores para a produção de biocombustível.
Enquanto o óleo, resultante da produção de 0,5 hectare do girassol no ano passado, não é processado, biodiesel derivado de óleo doméstico saturado está sendo testado em tratores da secretaria municipal de Agricultura e Pesca. O teste, que visa avaliar a eficiência do combustível no motor movido a diesel, teve início na manhã desta segunda-feira (06). “O objetivo é treinar profissionais para o manuseio da máquina de transesterificação e, também, verificar o desempenho dos veículos com o uso desse combustível feito a partir de óleo de fritura. Estando o processo dominado e confirmada a eficiência desse tipo de biodiesel, vamos iniciar o processamento do óleo de girassol”, explicou o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Frederico Paes, acompanhado do engenheiro químico Luiz Paulo Vaillant, que está auxiliando no processo de transformação do óleo vegetal em biocombustível.
A expectativa é para que mais óleo seja extraído, até a primeira quinzena de agosto, de 16 mil pés que estão sendo cultivados no Centro Integrado. Parte das sementes serão doadas para pequenos produtores e o restante, transformado em biodiesel. “O que pretendemos é 'vender' a idéia, estimulando empresas do setor de transporte a ser parceiros na produção de biodiesel a partir de óleo de girassol e fomentar a produção do vegetal junto a assentamentos e pequenos produtores. A unidade de transesterificação tem capacidade para produzir mil litros de biodisel por dia. Na secretaria, temos um consumo mensal de nove mil litros de óleo diesel/mês. Com a produção do biodiesel, que é mais barato e menos poluente, vai ser possível atender a essa demanda com a produção de apenas nove dias, reduzindo custo e beneficiando o meio ambiente”, destacou Frederico.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18