Notícia no detalhe
Programa Brasil Alfabetizado formará quase 1.500 alunos em julho
O Programa Brasil Alfabetizado - realizado pela secretaria de Educação, em parceria com o MEC-Ministério da Educação e Cultura- tem 1.470 alunos, distribuídos em 102 turmas, nas áreas urbana e rural que se formam em julho. Os alunos estão sendo alfabetizados por 123 professores , que a cada quinze dias passam por uma capacitação e tem direcionado seu trabalho visando promover a motivação do aluno a continuar os estudos efetivando posteriormente a matrícula no ensino regular, através do EJA – Educação de Jovens e Adultos, que vai do 1º ao 9º ano.
A média de duração do curso de alfabetização é de oito meses, conforme adesão da Educação ao programa federal, que oferece aos municípios a opção de seis, sete ou oito meses. A opção pelo maior tempo de ensino oferece aos alunos um aprendizado mais tranquilo levando em conta a necessidade de ir mais devagar com o repasse das informações para assegurar a máxima assimilação de matérias como Cidadania e Qualidade de Vida, Identidade e Diversidade Cultural e Mundo do Trabalho e Economia Solidária, entre outras disciplinas, do livro Brasil Alfabetizado, implantado pelo programa.
_Temos pessoas a partir dos 50 anos indo até quase 70 anos. Todas tem o mesmo desejo de aprender a ler e escrever. Muitos um dia frequentaram a escola mas com o passar do tempo, desaprenderam ou não tiveram oportunidade de seguir adiante e agora estão retomando o estudo com muita alegria e perseverança, afirma Margareth Moreira Manhães, gestora local do programa Brasil Alfabetizado.
Mas mesmo com alguma dificuldade de concentração, falta de tempo e muito cansaço após um dia de trabalho duro, os alunos se dedicam ao estudo, indo às aulas de segunda a quinta-feira e permanecendo em média, durante duas horas e meia nos bancos escolares. O aprendizado tem sido o maior estímulo e principal motivação para esses aprendizes tardios da língua nativa. De modo geral, os grupos de alunos são constituídos de pessoas aposentadas, trabalhadores da lavoura , domésticas e trabalhadores da construção civil, entre outras áreas.
Exemplo elogiado- Nas obras do CEPOP- Centro de Eventos Populares- por exemplo, já houve adesão ao programa Brasil Alfabetizado, com 15 trabalhadores matriculados , frequentando regularmente as aulas dadas no refeitório, que após o fim do turno de trabalho se transforma em sala de estudos. Os alunos foram captados através da percepção de uma funcionária que observou a dificuldade de escrever de alguns empregados da obra. Assim as duas turmas foram formadas com integrantes de perfis diferenciados, mesclada por alunos jovens e mais velhos.
Nesse caso inclui-se o marceneiro Ormano Almeida Cabral, que trabalha desde janeiro desse ano, durante nove horas por dia na obra e ainda encontra energia e disposição para o estudo no final da tarde que se estende até o inicio da noite. Nascido em São Francisco do Itabapoana vive em Campos desde os 10 anos quando deixou de lado os estudos para trabalhar e ajudar a família. Ele confessa sua alegria e emoção de voltar a aprender a ler e escrever e inclusive gosta de colaborar auxiliando os colegas durante a aula.
_Trabalhei em várias obras e não tinha tido a felicidade de poder estudar nelas. Estou muito feliz com essa oportunidade , afirma, mostrando a assinatura da folha de estudo com letra caprichada.
Como a maior parte dos alunos, ele se interessa em aprender a escrever corretamente e em fazer contas. “Tudo ligado a essas duas áreas interessa demais a todos. Eles sempre pedem explicações e orientações sobre atividades do dia-a-dia como por exemplo, contar dinheiro, usar caixa-eletrônico, ler textos e eu trabalho no livro a partir desse estímulo”, afirma a professora Heloísa Nunes Pessanha dos Santos, que tem o Normal Superior e cursa Pedagogia na Uenf.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:05:45 Exposição no Palácio da Cultura nesta quinta-feira celebra os 191 anos de Campos
- 23/03/2026 14:38:37 Seduct recebe primeiros kits com material destinado às escolas da rede municipal
- 23/03/2026 11:02:04 Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do CadÚnico na UFF nesta terça
- 23/03/2026 10:21:42 Novo microscópio oftalmológico amplia precisão e eficiência em cirurgias no HFM
Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h05Exposição no Palácio da Cultura nesta quinta-feira celebra os 191 anos de Campos
2303 14h38Seduct recebe primeiros kits com material destinado às escolas da rede municipal
2303 11h02Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do CadÚnico na UFF nesta terça
2303 10h21Novo microscópio oftalmológico amplia precisão e eficiência em cirurgias no HFM
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















