Notícia no detalhe
Programa Brasil Alfabetizado formará quase 1.500 alunos em julho
O Programa Brasil Alfabetizado - realizado pela secretaria de Educação, em parceria com o MEC-Ministério da Educação e Cultura- tem 1.470 alunos, distribuídos em 102 turmas, nas áreas urbana e rural que se formam em julho. Os alunos estão sendo alfabetizados por 123 professores , que a cada quinze dias passam por uma capacitação e tem direcionado seu trabalho visando promover a motivação do aluno a continuar os estudos efetivando posteriormente a matrícula no ensino regular, através do EJA – Educação de Jovens e Adultos, que vai do 1º ao 9º ano.
A média de duração do curso de alfabetização é de oito meses, conforme adesão da Educação ao programa federal, que oferece aos municípios a opção de seis, sete ou oito meses. A opção pelo maior tempo de ensino oferece aos alunos um aprendizado mais tranquilo levando em conta a necessidade de ir mais devagar com o repasse das informações para assegurar a máxima assimilação de matérias como Cidadania e Qualidade de Vida, Identidade e Diversidade Cultural e Mundo do Trabalho e Economia Solidária, entre outras disciplinas, do livro Brasil Alfabetizado, implantado pelo programa.
_Temos pessoas a partir dos 50 anos indo até quase 70 anos. Todas tem o mesmo desejo de aprender a ler e escrever. Muitos um dia frequentaram a escola mas com o passar do tempo, desaprenderam ou não tiveram oportunidade de seguir adiante e agora estão retomando o estudo com muita alegria e perseverança, afirma Margareth Moreira Manhães, gestora local do programa Brasil Alfabetizado.
Mas mesmo com alguma dificuldade de concentração, falta de tempo e muito cansaço após um dia de trabalho duro, os alunos se dedicam ao estudo, indo às aulas de segunda a quinta-feira e permanecendo em média, durante duas horas e meia nos bancos escolares. O aprendizado tem sido o maior estímulo e principal motivação para esses aprendizes tardios da língua nativa. De modo geral, os grupos de alunos são constituídos de pessoas aposentadas, trabalhadores da lavoura , domésticas e trabalhadores da construção civil, entre outras áreas.
Exemplo elogiado- Nas obras do CEPOP- Centro de Eventos Populares- por exemplo, já houve adesão ao programa Brasil Alfabetizado, com 15 trabalhadores matriculados , frequentando regularmente as aulas dadas no refeitório, que após o fim do turno de trabalho se transforma em sala de estudos. Os alunos foram captados através da percepção de uma funcionária que observou a dificuldade de escrever de alguns empregados da obra. Assim as duas turmas foram formadas com integrantes de perfis diferenciados, mesclada por alunos jovens e mais velhos.
Nesse caso inclui-se o marceneiro Ormano Almeida Cabral, que trabalha desde janeiro desse ano, durante nove horas por dia na obra e ainda encontra energia e disposição para o estudo no final da tarde que se estende até o inicio da noite. Nascido em São Francisco do Itabapoana vive em Campos desde os 10 anos quando deixou de lado os estudos para trabalhar e ajudar a família. Ele confessa sua alegria e emoção de voltar a aprender a ler e escrever e inclusive gosta de colaborar auxiliando os colegas durante a aula.
_Trabalhei em várias obras e não tinha tido a felicidade de poder estudar nelas. Estou muito feliz com essa oportunidade , afirma, mostrando a assinatura da folha de estudo com letra caprichada.
Como a maior parte dos alunos, ele se interessa em aprender a escrever corretamente e em fazer contas. “Tudo ligado a essas duas áreas interessa demais a todos. Eles sempre pedem explicações e orientações sobre atividades do dia-a-dia como por exemplo, contar dinheiro, usar caixa-eletrônico, ler textos e eu trabalho no livro a partir desse estímulo”, afirma a professora Heloísa Nunes Pessanha dos Santos, que tem o Normal Superior e cursa Pedagogia na Uenf.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional