A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) se fez presente na 313ª Festa de São Sebastião, nesta sexta-feira (20), dia do padroeiro do distrito de mesmo nome, na Baixada Campista. No período da tarde, uma mesa redonda, no salão da paróquia, foi uma das principais atividades. A presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, foi representada pela diretora executiva das Artes e Culturas, Sylvia Paes.
A mesa “Lugar de Memórias e Pertencimento”, falou sobre a produção cerâmica local e destacou a história de Mariana Barreto, heroína campista, filha de Benta Pereira, que está sepultada na igreja. O bate-papo contou com as presenças do pároco da São Sebastião, Padre Gustavo Ribeiro; do ceramista Rodolfo Gama Sardinha; da artesã Vera Lúcia Ribeiro e da historiadora Gabriella Carneiro, com a mediação de Sylvia Paes.
Depois da mesa redonda, foi realizada uma homenagem a Mariana Barreto, em seu túmulo, com flores. A última atividade foi um Sarau, no qual o artista campista, Artur Gomes, declamou poesias próprias e de grandes poetas brasileiros. “Foi uma tarde especial, junto da comunidade de São Sebastião. Seguiremos realizando ações nos extremos do município, valorizando a identidade de cada lugar visitado”, anunciou Sylvia Paes.
Exposição – Ainda durante a ação da FCJOL, a paróquia recebeu a exposição “Povoado, Vila e Cidade”, do Museu Histórico de Campos, disponível para a visitação até o próximo domingo (22).