Notícia no detalhe
Projeto de horta na escola tem apoio dos estudantes
Em meio a canteiros de couve, rabanete, alface, berinjela, pimentão e cebolinha verde, os pequenos Ana Beatriz Vellemen, 8 anos, Marcos Gabriel da Silva Bueno, 7, e Jamile Vitória, 7, observam as hortaliças. Eles são apenas três dos 240 alunos que plantam, regam e colhem na horta implantada pela secretaria municipal de Agricultura e Pesca, no Ciep Municipalizado Maestro Villa Lobos. Além da escola, localizada no Parque São José, outras 10 unidades da rede pública municipal de Educação contam com o projeto, uma extensão do Programa Horta Comunitária.
O objetivo, segundo o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Frederico Paes, é promover a integração entre os alunos, complementar o processo educacional, oferecer terapia ocupacional a crianças e jovens e contribuir para a merenda escolar. Todas as hortaliças são cultivadas sem agrotóxico. Sementes, mudas e adubos são oferecidos pela secretaria, além do apoio técnico.
- Os diretores solicitam a horta e nossa equipe vai até o local para verificar as condições e começar a implantação. Toda a produção fica para a escola, que utiliza verduras e legumes cultivadas sem agrotóxico em sua merenda. Caso haja sobra, a direção pode fazer a distribuição na comunidade, entre os pais dos alunos e seus funcionários - informou Frederico.
Jamile ganhou um dos cerca de 300 pés de alface colhidos no começo do mês de maio no Ciep. A menina, que cursa o 2º ano do Ensino Fundamental, não só passou a comer hortaliças como também montou sua própria horta. “Não é igual a daqui da escola, mas fiz uma em casa também”, contou a aluna.
Para a diretora da unidade, Sônia Patrícia Rabelo Cortes, é visível o contentamento e a satisfação das crianças em acompanhar a produção das hortaliças. O contato com a terra, segundo ela, estimula os alunos a comerem com prazer alimentos que são, muitas vezes, excluídos do gosto dos pequenos.
- E isso é muito bom. Na última colheita de alface, eles fizeram questão de trazer as bacias e entregar as folhas na cozinha. Era uma felicidade só. E, além de se alimentarem do que plantaram e colheram, eles levaram pra casa e falavam com orgulho que a hortaliça era da horta da escola - contou a diretora.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/05/2025 16:31:29 DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
- 11/05/2025 14:59:53 Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
- 11/05/2025 10:04:21 Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
- 11/05/2025 09:54:30 Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
- 11/05/2025 08:44:46 “Tardizinha Gospel” promete levar muito louvor e adoração ao Cais da Lapa em junho
DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
1105 10h04Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
1105 09h54Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
1005 15h07Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1105 14h59Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto