Notícia no detalhe
Defesa Civil atua para impedir construções irregulares
Por uma questão de saúde pública e para evitar construções irregulares, a prefeitura realizou a demolição de aproximadamente 25 barracos de madeira, na comunidade do Matadouro, junto à Prtelinha, nesta terça-feira (17). As famílias, que vinham sendo acompanhadas por técnicos da secretaria de Família e Assistência Social, por residirem em condições insalubres, foram cadastradas mês passado para serem beneficiadas com casas do Programa Morar Feliz. Moradores não precisaram ser incluídos no Aluguel Social, pois foram para casas de parentes.
“Os barracos podiam desabar a qualquer momento, oferecendo perigo aos moradores, especialmente às crianças, numerosas no local. A falta de piso nas moradias, a ciração de animais sem a devida inspeção também podiam gerar doenças. A Defesa Civil Municipal recebeu denúncias de que pessoas estavam erguendo mais barracos e trabalhamos justamente para evitar o crescimento de habitações em áreas de risco, para beneficiar as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, sem condições de adquirir um imóvel. Daí a necessidade de remover essas famílias e evitar novas construções irregulares”, destacou o coordenador de Segurança e Ordem Pública, Coronel Alcemir Pascouto.
Conforme dados de assistentes sociais da prefeitura, até o dia 20 do mês passado, apenas oito famílias estavam morando na área e todas foram cadastradas no Morar Feliz. “Porém, hoje (17 ), verificamos mais de 30 barracos no local. Vamos nos reunir com a secretária de Família e Assitência Social, Izaura Freire, e tentaremos solucionar o problema dos que passaram a morar lá este mês, levantar as condições sociais dessas pessoas e de onde elas são. Quem já estava cadastrado será contemplado com uma casa nos proximos dias, mas ainda não sabemos se será na Penha ou no Jóquei,” disse a assistente social Raquel Almeida Golçalves.
De acordo com levantamento da Defesa Civil, em sua maioria, as pessoas que construíram novos barracos na comunidade já residem em outros lugares e tentaram, por meio dessas construções, apressar o processo de aquisição de uma casa popular. “Há casos de pessoas que, em outras épocas, já foram beneficiadas com casas populares e de outras que só ergueram os barracos e nem ficam aqui. Não podemos permitir que pessoas que já têm moradia tirem a vez de outras, que ainda estão em áreas de risco ou no Aluguel Social, aguardando a casa própria”, falou o secretário Henrique Oliveira.
O objetivo da ação da Defesa Civil Municipal, realizada em conjuto com a Cordenadoria de Segurança e Ordem Pública, Guarda Civil, Departamento de Postura e Polícia Militar, foi coibir ocupações irregulares no Matadouro. O trabalho de demolição e de remoção das famílias será concluído nesta quarta-feira (18). Em seguida, a secretaria de Serviços Públicos providenciará a limpeza do local.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















