Notícia no detalhe
Comdim participa de manifesto contra a homofobia em Campos
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher /Campos dos Goytacazes (Comdim), vai estar presente como órgão apoiador, representativo da Prefeitura de Campos, junto com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (Ibrads) e a Faculdade de Direito de Campos (FDC), na realização de um mini-fórum conscientizador promovido pelo Grupo de Discussão Campos LGBT no próximo dia 17, marcando o Dia de Repúdio de Total Tolerância à Homofobia e que vai se desenvolver no auditório da instituição de ensino superior entre os dias 16, 17 e 19 deste mês.
Após definição da programação local, na reunião acontecida na sexta-feira (6), na sede do Ibrads, no Centro da cidade, elaborada por ativistas, pesquisadores e a presidente do Comdim, Margarida Estela Mendes do Nascimento, a população campista está sendo convidada a conhecer mais de perto a questão homofóbica dentro do país e no mundo. No dia 16, acontece a exibição do filme intitulado “Meninos não choram”, às 18h, no dia 17 às 14h, vai ser realizada uma palestra abordando o tema “Reconhecimento Jurídico da Homoparentabilidade” e no último dia de programação, uma palestra colocando em discussão o tema “ Jurisdição Constitucional e Direito das Minorias”, a partir das 19h.
Há três anos, a cidade de Campos, vem fazendo manifestos de repúdio intolerante não somente à questão da homofobia (desprezo e aversão à lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis (LGBTT), mas também contra o machismo e sexismo, partindo do pressuposto de que todas essas observâncias envolvem a mulher, sob a ótica de gênero e na tranversalidade dos direitos humanos.
Em contatos com o professor de História da municipalidade e mestrado pela Uenf, Rafael França, a presidente do conselho buscou então uma parceria, aglutinando idéias e objetivos comuns, comprometido na cobrança, junto à sociedade civil organizada, de uma política social capaz de suprimir tais preconceitos que somente prejudicam o desenvolvimento como um todo.
- O Comdim está preparando um mural com apresentação de todas as datas de lutas LGBTT, utilizando-se de material generosamente cedido pela Dra. Yone Lindgren, coordenadora do Movimento D `ellas do Rio de Janeiro e que vem participando nestes três anos de ação. Também tivemos um corpo-a-corpo que foi promovido em 2009 e 2010, pelas ruas centrais da cidade onde a população pode analisar melhor o assunto homofobia, resgatando os direitos humanos básicos e fundamentais, coibindo chacotas e outras posturas inadequadas, não fazendo desse contato direto com o público, apenas um “ôba-ôba” e dando espaço à visões distorcidas e que acabam incentivando os preconceitos, atestou Margarida Mendes.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
1110 20h46Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município