Notícia no detalhe
Mercado Municipal une gerações de famílias em 101 anos
Gratidão e amor pelo espaço movem feirantes e comerciantes dos boxes do prédio centenário
Por: Lyandra Alves - Estagiária -
Foto: SECOM - 15/09/2022 - 14:25:46
Em 101 anos, o Mercado Municipal reúne histórias, memórias e afetividade, compartilhadas entre seus permissionários e consumidores. O espaço fomenta a economia do município e representa o sustento de muitas famílias, algumas delas, por gerações. Lá, gratidão e amor são o lema.
Elizabeth Gomes, que é moradora do bairro da Penha, trabalha no mercado desde a adolescência. Hoje, aos 36 anos, ela fala com gratidão sobre o espaço. “São muitos anos e muitas famílias que, por gerações, estão aqui. No meu caso, primeiro trabalho a minha vó, depois minha mãe, e agora eu”, conta.

Gratidão também o sentimento de Matheus dos Santos, o famoso Batata da Peixaria, que trabalha no mercado há mais de duas décadas, desde de seus 18 anos. “Eu fico até sem palavras para falar sobre o mercado. A gente tem que agradecer muito a Deus por ele existir, principalmente eu e minha família, porque daqui sai o nosso sustento. Daqui saem todas as nossas vitórias. Gratidão é a palavra nesses 101 anos”, afirma.

O comerciante Paulo Roberto, trabalha no mercado há 50 anos. Ele afirma que o local é a vida dele. “Esse lugar é minha vida. Eu vendo queijos, goiabada, carne seca, chuvisco, rapadura, mel, entre outros. Nunca trabalhei em outro lugar e sou muito feliz por estar aqui”, declarou.

O Mercado Municipal marca a vida, até mesmo, de quem trabalha lá há pouco tempo. Amaro Filho, o Amarinho, está no espaço há 4 anos e, como bom campista, sabe da importância do local para a população. “O mercado representa o centro de Campos. Aqui tem tudo que a população precisa. Tem verduras, frutas, peixarias e o nosso açougue. Para a gente, que é campista, fazer parte da história do mercado é uma alegria muito grande. A gente vê que as coisas estão evoluindo, e isso faz com que a população não se afaste do mercado”, declarou.

A tradição do estabelecimento centenário também está presente no hábito dos consumidores, que aproveitam o dia de compras para usufruir de lazer. Carlos Miranda, de 83 anos, carioca da gema, como ele se autointitula, frequenta o mercado assiduamente e desde quando veio para Campos, ainda na sua juventude. “Sempre que venho ao mercado passo na barraca do pastel e do caldo de cana. É muito bom”, conta.

Umas das paradas obrigatória de quem vai ao Mercado Municipal são as barracas dos churrasquinhos. José Ricardo, o famoso Cabeça, de 50 anos, responsável por uma delas. Ele trabalha no mercado há mais de três décadas e fala com carinho sobre o local. “O mercado é uma mãe para todos nós, que buscamos nosso sustento. É tudo para nós. Aqui tá a minha vida, minha adolescência. Toda a história está no mercado”, conta.
Últimas Notícias adicionadas
1
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18