Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social participaram da palestra com o capelão da sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, padre Marcos Lázaro. O evento foi organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas.
O padre é considerado uma das maiores autoridades em políticas públicas e sociais para pessoas em situação de rua. “A população em situação de rua é um fenômeno político social. Não pode pensar neste público como pedinte. Eles são fontes de trabalho, como catadores de reciclagens e outros. Isso está no lastro da nova política de atendimento às pessoas em situação de rua”, disse Márcos Lázaro.
Para a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Maria Amélia Lopes, a palestra foi importante para aprimoramento de projetos com a população em situação de rua. “A troca de experiência foi fundamental para vislumbrar as possibilidades de melhorias em nossos serviços”, disse Maria Amélia Lopes.
Participaram da palestra funcionários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), Residência Inclusiva, Casa da Mulher Benta Pereira, Abrigo Manoel Cartucho, Lar Cidadão, Casa de Passagem.
A Secretaria realizou 4087 atendimentos no âmbito do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Centro POP), um aumento de 56% comparado aos meses de janeiro a maio de 2021. O órgão ampliou o número de vagas nos acolhimentos e intensificou as abordagens.