A chegada dos equipamentos hospitalares para o novo Pronto Socorro do Hospital Geral de Guarus (HGG) foi bastante elogiada pelos funcionários, na manhã desta sexta-feira (29). Iniciada em novembro do ano passado, fruto de uma parceira da Prefeitura de Campos com o Governo do Estado, a obra é considerada o marco para da saúde na gestão do prefeito Wladimir Garotinho.
“Essa é a obra mais importante na área da saúde que vem sendo realizada no município. O hospital era o que estava em pior situação, mas com as obras ficará em nível de hospital de ponta e isso vai reverberar na qualidade do atendimento da população não só de Guarus, mas de toda cidade. É emocionante ver isso tudo, pois dificilmente isso acontece no serviço público, uma manhã de chegada de equipamentos elétricos, de tecnologia avançada. As pessoas estão sendo agraciadas e de graça", disse o superintendente do HGG, Vitor Mussi.

O mobiliário e equipamento serão montados e, em no máximo 10 dias, transferidos para o novo Pronto Socorro que se encontra em fase de acabamento. "Estão sendo feitos os últimos ajustes. Para a inauguração, 99% que falta é isso que está acontecendo hoje que é a chegada dos móveis e utensílios, equipamentos e aparelhos que serão utilizados no espaço", garante Vitor. O HGG também já recebeu endoscópios e colonoscópios, porém novos equipamentos, como refrigeradores, serão realizados nas próximas semanas.
Carla Tatiana Pereira Santana é auxiliar de enfermagem da Emergência do HGG há 21 anos e se emocionou ao ver a chegada dos equipamentos. “Esse momento representa a glória, a felicidade por que eu vi o HGG sendo construído. Isso aqui para mim é uma emoção enorme, ver que está tudo voltando ao normal e que o povo de Guarus voltará a ter um tratamento digno. As camas são todas automáticas e é a primeira vez que um hospital público tem isso”, disse
Entre os cerca de 1.200 funcionários do HGG está também Solange Santos Nascimento. “A gente está aqui com o coração muito agradecido ao nosso prefeito por ter conseguido fazer essa maravilha que a gente está vendo aqui. As pessoas merecem dignidade e Wladimir está dando isso para a população, com um hospital novo, equipamentos de primeira linha, isso não tem preço. Nós funcionários estamos muito felizes”, declarou a enfermeira que atua na unidade há 20 anos.
A qualidade e conforto que os equipamentos irão promover para pacientes e funcionários também é reconhecido por que está chegando, como é o caso da endocrinologista Luiza Barreto, que trabalha no HGG desde dezembro de 2021. “Estou vivendo esse momento de transição e para mim é um marco muito importante para tentar mudar a assistência desses pacientes, que é tudo que a gente mais deseja, melhorar a qualidade de atendimento, de estrutura e incentivar também a equipe que está precisando desse incentivo. Cuidar da saúde do outro é uma grande missão e estando em um ambiente totalmente reestruturado faz toda a diferença, tanto para o paciente, quanto para nós que trabalhamos aqui”.
Quando entrar em operação, a nova Emergência e Urgência do HGG sairá dos 94 leitos atuais e passará a contar com 169. Com isso, a capacidade de atendimento que hoje está em torno de três mil por mês, será duplicada.
“Cheguei há dois meses já para fazer essa mudança para o novo HGG, já que o foco do prefeito é melhorar a qualidade da assistência. Nesse sentido, nós montamos projetos que serão implementados na unidade, como redimensionamento de RH, lista de materiais e insumos de acordo com normas sanitárias. Estamos trabalhando arduamente e vamos começar agora com o treinamento dos funcionários, que vai desde a recepção até quem atua no Centro Cirúrgico para melhorar a assistência e dar qualidade e dignidade para os pacientes”, disse a gerente de enfermagem, Natália Machado da Cunha.