Notícia no detalhe
Secretaria de Educação comemora o 13 de maio
A Secretaria Municipal de Educação de Campos (SMEC), inicia nesta terça-feira (4), a programação de 13 de maio (Dia da Abolição da Escravatura) dando continuidade às comemorações do ano Internacional dos povos afrodescendentes. Os professores da rede irão participar da Oficina “Os Passos da Mana Chica do Caboio”. As atividades acontecerão das 14h às 16h30 no Centro Educacional 29 de Maio, na Pecuária. As inscrições aconteceram até às 11h desta terça na coordenação de Pluralidade e Diversidade Cultural, situada na sede da (SMEC).
A oficina será ministrada pelo Animador Cultural Antônio Carlos Beijinho. Ele abordará sobre a origem da Mana Chica do Caboio. A coordenadora do departamento, Jane Rangel relatou que, além da abordagem teórica, também, haverá atividades de expressões corporais. Segundo Jane Rangel, haverá programação durante todo o mês de maio para alunos e professores. O objetivo principal é torná-los multiplicadores da cultura africada, destacando os fatos regionais.
“Além do encontro desta terça, realizaremos mais um evento para os professores. No dia 17, acontecerá, no mesmo local, oficina de capoeira com o mestre Ivo. No dia 19 de maio, os alunos do Ciep Municipalizado Arnaldo Rosa Viana serão contemplados com oficinas de jongo. A Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, no Parque Novo Mundo, receberá no dia 27 oficinas de capoeira. Esta escola está situada no Parque Novo Mundo. No dia 31 de maio, será a vez dos alunos da Escola Municipal Sérgio Viana Barroso no Caboio receberem a oficina Os Passos da Mana Chica do Caboio.
Segundo Jane, as inscrições para as oficinas dos professores poderão ser realizadas na coordenação de diversidade e a dos alunos, na própria unidade escolar. “O principal objetivo dos encontros é tornar alunos e professores multiplicadores dos temas culturais africanos. A programação deste mês foi fechada com temas regionais para que a nossa cultura/história não seja esquecida”, finalizada.
Histórico Mana Chica – A origem das manifestações da Mana Chica do Caboio teve início no século XVIII. Trata-se de uma manifestação popular com danças Mana-joana, Maricota (similar a quadrilha de roça) e músicas, originadas da própria comunidade. O Caboio está situado entre a Lagoa Feia e Mussurepe, baixada campista.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/08/2025 18:29:38 Ronda Escolar promove palestra em escola do Novo Jockey pelo Prefeitura em Ação
- 22/08/2025 16:05:14 CCZ amplia número de bairros com monitoramento de Aedes aegypti com ovitrampa
- 22/08/2025 14:41:37 Prefeitura em Ação: 21ª edição do programa acontece dia 30 no Novo Jockey
- 22/08/2025 13:59:43 Prefeitura em Ação: Escola do Novo Jockey com treinamento de primeiros socorros
- 22/08/2025 13:35:50 Defesa Civil emite alerta para ventos fortes em Campos dos Goytacazes
Ronda Escolar promove palestra em escola do Novo Jockey pelo Prefeitura em Ação
2208 16h05CCZ amplia número de bairros com monitoramento de Aedes aegypti com ovitrampa
2208 14h41Prefeitura em Ação: 21ª edição do programa acontece dia 30 no Novo Jockey
2208 13h59Prefeitura em Ação: Escola do Novo Jockey com treinamento de primeiros socorros
2208 13h35Defesa Civil emite alerta para ventos fortes em Campos dos Goytacazes
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Prefeitura convoca mais 30 aprovados no concurso da Administração Direta
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia