Notícia no detalhe
Bullyng no ambiente escolar é discutido em Campos
“Bullyng no Ambiente Escolar: Uma questão de Educação”. Este é o tema que foi discutido na tarde desta terça-feira (26) com os professores da rede municipal. A palestra foi ministrada pela professora da Escola Municipal Sagrada Família, a psicóloga Angélica Carvalho, e organizado pela coordenação de Diversidade e Pluralidade Cultural da Secretaria Municipal de Educação (Smec). As atividades foram realizadas, das 14h às 17h, no auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura.
A professora da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, de Santo Eduardo, Marilene da Silva Ribeiro relatou que os casos de bullyng acontecem em virtude da luta do forte contra o fraco. “É um assédio constante. Com as turmas do primeiro segmento, é mais fácil trabalhar porque são alunos menores. Nós criamos vínculos com eles e, em função disso, é mais fácil detectar e trabalhar o problema”.
Segundo Angélica Carvalho, o bullyng sempre foi um problema enfrentado pelos professores, mas era pouco discutido nas escolas, contudo, ela relatou que depois da chacina que aconteceu, no dia 7 de abril, no bairro Realengo no Rio de Janeiro, os assuntos passaram a ser mais abordados e esse foi o principal objetivo da realização do evento.
“Os maiores casos de bullyng entre os alunos se referem a não aceitação das diferenças. A nossa função é ser um mediador entre a criança, a família e criar um ambiente escolar de amizade e companheirismo. Os maiores casos de bullyng acontecem por causa de preconceitos raciais, questões religiosas, condições sociais, econômicas entre outros problemas que acabam gerando um clima de animosidade. O papel da escola é trabalhar a ética, respeito, cidadania etc.”, relatou.
A palestra do bullyng está inserida na programação do projeto: Viva a Diferença, desenvolvido pela coordenadora diversidade racial da secretaria. A coordenadora, Jane Rangel relatou que o objetivo deste projeto é discutir temas voltados para a diversidade de um modo geral. “No final do ano passado, falamos sobre o bullyng, mas foi voltado apenas para a questão sexual. Decidimos repetir o tema por causa da grande procura e para falarmos do tema de forma mais generalizada”, finalizou.
A secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, relatou que o bullyng tem sido uma das grandes preocupações e que, em função disso, a Secretaria de Educação vem realizando vários encontros. “Este foi o terceiro evento que realizamos para falar sobre bullyng, mas a secretaria está aberta para ouvir os professores e receber sugestões sobre como minimizar este problema dentro das unidades escolares”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/08/2025 18:29:38 Ronda Escolar promove palestra em escola do Novo Jockey pelo Prefeitura em Ação
- 22/08/2025 16:05:14 CCZ amplia número de bairros com monitoramento de Aedes aegypti com ovitrampa
- 22/08/2025 14:41:37 Prefeitura em Ação: 21ª edição do programa acontece dia 30 no Novo Jockey
- 22/08/2025 13:59:43 Prefeitura em Ação: Escola do Novo Jockey com treinamento de primeiros socorros
- 22/08/2025 13:35:50 Defesa Civil emite alerta para ventos fortes em Campos dos Goytacazes
Ronda Escolar promove palestra em escola do Novo Jockey pelo Prefeitura em Ação
2208 16h05CCZ amplia número de bairros com monitoramento de Aedes aegypti com ovitrampa
2208 14h41Prefeitura em Ação: 21ª edição do programa acontece dia 30 no Novo Jockey
2208 13h59Prefeitura em Ação: Escola do Novo Jockey com treinamento de primeiros socorros
2208 13h35Defesa Civil emite alerta para ventos fortes em Campos dos Goytacazes
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia
6Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19