Notícia no detalhe
Orientação no Dia Nacional de Prevenção à hipertensão arterial
Para comemorar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial nesta terça-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde realizou ação de prevenção e educação na Praça São Salvador, no Centro. O evento visa alertar a população sobre os riscos da doença que, em Campos, acomete a cerca de 80 mil pessoas aproximadamente.
A ação teve início às 10h e está sendo promovida pelo Programa de Prevenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes (Hiperdia) da Secretaria. Os trabalhos prosseguem até 16h e conta com a participação de enfermeiros, técnicos de enfermagem e da médica cardiologista, Maria Fernanda Alvarenga, coordenadora do programa. A equipe oferece verificação da pressão arterial, cadastramento de novos pacientes e orientação.
A médica lembra que toda 3ª feira o programa repete ações como essa em diversas localidades afastadas do Centro da cidade, fazendo busca ativa de pacientes com a doença, a fim de garantir o tratamento e proporcionar melhor qualidade de vida. Segundo ela, há aproximadamente 55 mil diabéticos em Campos e 80 mil hipertensos. “Desse total, cerca de 36 mil estão cadastrados no Hiperdia. A maior parte dessas pessoas que têm hipertensão também têm diabetes, mas isso não é regra. Cerca de 80% dos nossos pacientes são portadores das duas doenças”, acrescentou.
Uma das pessoas beneficiadas com a ação foi a jovem Mariana Carvalho, de 19 anos, grávida de 8 meses. “Ultimamente tenho ido ao médico mais frequentemente, porque estou grávida, mas antes não tinha o costume de ver minha pressão. Vou passar a aferir minha pressão mais vezes, pois minha avó e minha mãe são hipertensas”, disse Mariana. O aposentado João Barbosa de Souza, 75 anos, concorda com Mariana. “Muitas pessoas não sabem que têm pressão alta e esse trabalho da Prefeitura pode ajudar muito”, disse.
Programa - O Hiperdia atua em parceria com o Departamento do Idoso e tem o objetivo de informar as pessoas a respeito das duas patologias, além de mostrar o caminho para uma vida com qualidade de vida. O programa dispõe de assistente social, cardiologista e exame de eletrocardiograma. Até 2008, apenas três unidades de saúde do município contavam com os serviços do programa, que tinha 29 mil cadastrados. Atualmente 11 polos espalhados pela cidade dão suporte à população, ajudando a controlar a doença.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 15:35:48 Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
- 13/03/2026 08:31:59 Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
- 13/03/2026 08:23:05 Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
1303 15h01Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
1303 12h38Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
1303 08h31Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
1303 08h23Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















