Notícia no detalhe
Primeira reunião do Comudes aprova Regimento Interno
O vice-prefeito de Campos, Doutor Chicão, presidiu nesta segunda-feira (25), no salão nobre da Santa Casa, a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes), em substituição à Prefeita Rosinha Garotinho, que não pode comparecer. Na reunião, foi aprovado por unanimidade o Regimento Interno do Comudes e ainda definidas pautas para o próximo encontro, dia 30 de maio, no mesmo local, às 10h, entre elas, a criação do Observatório do Comudes, para acompanhar as tomadas de decisão e fomentar a formação de mão de obra qualificada.
Estiverem presentes representantes de diversos conselhos, como os de Saúde, Educação e Assistência Social; de instituições públicas e entidades da sociedade civil, como Polícia Militar, Bombeiros Militares, Exército Brasileiro, OAB, Uenf, IFF, Fidesc, Fenorte, Acic, Famac, Setranspas e Coagro, entre outras. O presidente da Câmara Municipal, Nelson Nahim, e deputado estadual Roberto Henriques também participaram como membros natos do Comudes.
O economista Ranulfo Vidigal ministrou a palestra “Economia do Município de Campos dos Goytacazes”, apresentando indicadores econômicos, sociais e ambientais que demonstraram a necessidade da participação pública e privada no planejamento do crescimento ordenado do município em face ao impacto que os megaempreendimentos Porto do Açu e Complexo Farol-Barra do Furado provocarão na região:
“Temos ameaças visíveis, como a ocupação desordenadada solo e a degradação do meio ambiente, daí a importância do Legislativo no Comudes, para a criação de normas que evitem esse problema. A falta de planejamento e de intervenções pode levar à desestruturação urbana, ambiental, econômica, social e daí a importância do papel do Comudes, unindo setores politicamente fortes para colocar na agenda as discussões acerca de como vão nascer ou devem ser refeitas as políticas públicas de planejamento para o crescimento sustentável de Campos”.
Ranulfo ainda apontou, como distorção, o crescimento do emprego formal, nos últimos 10 anos, pela Administração Pública Municipal, e a baixa capacidade empreendedora da cidade, que tem o 13º maior orçamento do Brasil e concentra 30% do seu PIB na prefeitura. “É preciso a junção da política e da economia. Campos tem pontos fortes, como uma política de incentivo fiscais, como exemplo a Lei Rosinha, que garantirá 80% de redução de impostos de importação do Porto do Açu; temos grandes áreas disponíveis para empreendimentos e o setor público municipal criando infraestrtutura para o setor privado investir. Precisamos desses setores unidos para diversas medidas, como o de um choque de capacitação, caso contrário criaremos uma estrutura sem preocupação em sanar as desigualdades sociais”, concluiu.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa