Notícia no detalhe
Primeira reunião do Comudes aprova Regimento Interno
O vice-prefeito de Campos, Doutor Chicão, presidiu nesta segunda-feira (25), no salão nobre da Santa Casa, a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes), em substituição à Prefeita Rosinha Garotinho, que não pode comparecer. Na reunião, foi aprovado por unanimidade o Regimento Interno do Comudes e ainda definidas pautas para o próximo encontro, dia 30 de maio, no mesmo local, às 10h, entre elas, a criação do Observatório do Comudes, para acompanhar as tomadas de decisão e fomentar a formação de mão de obra qualificada.
Estiverem presentes representantes de diversos conselhos, como os de Saúde, Educação e Assistência Social; de instituições públicas e entidades da sociedade civil, como Polícia Militar, Bombeiros Militares, Exército Brasileiro, OAB, Uenf, IFF, Fidesc, Fenorte, Acic, Famac, Setranspas e Coagro, entre outras. O presidente da Câmara Municipal, Nelson Nahim, e deputado estadual Roberto Henriques também participaram como membros natos do Comudes.
O economista Ranulfo Vidigal ministrou a palestra “Economia do Município de Campos dos Goytacazes”, apresentando indicadores econômicos, sociais e ambientais que demonstraram a necessidade da participação pública e privada no planejamento do crescimento ordenado do município em face ao impacto que os megaempreendimentos Porto do Açu e Complexo Farol-Barra do Furado provocarão na região:
“Temos ameaças visíveis, como a ocupação desordenadada solo e a degradação do meio ambiente, daí a importância do Legislativo no Comudes, para a criação de normas que evitem esse problema. A falta de planejamento e de intervenções pode levar à desestruturação urbana, ambiental, econômica, social e daí a importância do papel do Comudes, unindo setores politicamente fortes para colocar na agenda as discussões acerca de como vão nascer ou devem ser refeitas as políticas públicas de planejamento para o crescimento sustentável de Campos”.
Ranulfo ainda apontou, como distorção, o crescimento do emprego formal, nos últimos 10 anos, pela Administração Pública Municipal, e a baixa capacidade empreendedora da cidade, que tem o 13º maior orçamento do Brasil e concentra 30% do seu PIB na prefeitura. “É preciso a junção da política e da economia. Campos tem pontos fortes, como uma política de incentivo fiscais, como exemplo a Lei Rosinha, que garantirá 80% de redução de impostos de importação do Porto do Açu; temos grandes áreas disponíveis para empreendimentos e o setor público municipal criando infraestrtutura para o setor privado investir. Precisamos desses setores unidos para diversas medidas, como o de um choque de capacitação, caso contrário criaremos uma estrutura sem preocupação em sanar as desigualdades sociais”, concluiu.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/03/2026 15:58:29 Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
- 14/03/2026 15:29:41 Wladimir e Frederico anunciam praça e creche no Morar com Saúde do Aldeia II
- 14/03/2026 14:23:56 Hospital São José promove ação para comemorar o Mês da Mulher
- 14/03/2026 10:37:40 Escritório Social promove ação especial pelo Mês da Mulher no presídio feminino
- 14/03/2026 10:02:53 Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
Hospital São José promove ação para comemorar o Mês da Mulher
1403 15h58Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
1403 15h29Wladimir e Frederico anunciam praça e creche no Morar com Saúde do Aldeia II
1403 10h37Escritório Social promove ação especial pelo Mês da Mulher no presídio feminino
1403 10h02Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















