Sinônimo de superação, Roberta Bianca de Souza, sobrevivente de tentativa de feminicídio em junho do ano passado, recebeu da Secretaria Municipal de Saúde, através da intervenção da Subsecretaria de Políticas para Mulheres e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista, duas cadeiras, sendo uma de banho e outra cadeira de rodas reclinável, feita exclusivamente para ela com o objetivo de facilitar sua locomoção. Ela recebeu as cadeiras durante comemoração do seu aniversário de 45 anos, no último dia 13, ao lado das filhas Izabela e Maria Clara.
A data foi comemorada junto com a equipe da subsecretaria e do CEAM, além de empresas como New Ideale e Bela Unha Esmalteria, Bar e Café, que ofereceram um Dia de Beleza para a aniversariante e, também, são colaboradoras e apoiadoras da causa em defesa da mulher. Roberta teve sequelas motoras após ser atingida por disparo de arma de fogo no pescoço pelo ex-namorado. Após 80 dias internada no Hospital Ferreira Machado (HFM), Roberta teve alta, em clima de muita emoção.
A aquisição da cadeira reclinável, com recurso federal, foi feita através do Centro de Reabilitação Especializado (CEE) da Secretaria de Saúde, que conta com oficina de órtese e prótese, onde entidades ligadas a pessoas com deficiência são assistidas.
A cadeira é custeada pelo Ministério da Saúde, através de entidades habitadas como as Pestalozzis e outras que atendem pessoas com deficiência. “Às vezes, os municípios oferecem para que elas busquem essa habilitação para que elas ofertem esse serviço. A Pestalozzi de Niterói possui essa habilitação e é referência para a região norte fluminense e para outras regiões também e o Ministério da Saúde custeia a cadeira de rodas”, explica a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA) Bruna Araújo.
- Roberta é uma guerreira e símbolo dessa luta contra a violência contra a mulher. Desde que saiu do hospital, enfrenta os novos desafios com muita alegria e otimismo. Através da nossa subsecretaria e do CEAM, estamos acolhendo muitas mulheres e mostrando a elas que não estão sozinhas e que podem contar conosco - afirma a subsecretária Josiane Viana.
Roberta faz acompanhamento com a psicóloga do CEAM, Marilyn Barros, desde fevereiro deste ano. A profissional vem acompanhando toda garra e determinação dela para que outras mulheres não passem pela mesma experiência de violência. “Roberta está muito motivada a mostrar sua história para mudar a vida de outras mulheres e do quanto ela entende de relacionamento abusivo, o quanto ela entende que, mesmo tomando alguns cuidados, isso aconteceu e que está sendo trabalhado com ela que a culpa é do agressor”.
Além de Josiane e Marilyn, também participaram da comemoração de aniversário de Roberta a gerente de Políticas Públicas para as mulheres, Patrícia Cabral; a advogada do CEAM, Cristiane Figueira; a supervisora de Políticas para as Mulheres, Luciana Monteiro; e Viviane Silva e Antônio Roberto Valadares, no apoio logístico.