Notícia no detalhe
Tonico Pereira na abertura do curso livre de teatro
O ator campista Tonico Pereira abriu nesta quinta-feira (14) no auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura, mais um módulo do Curso Livre de Teatro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Na oportunidade, Tonico Pereira conversou com os alunos do curso sobre a sua vivência no teatro. Ele falou sobre o seu trabalho com a vida e com a arte e respondeu perguntas da plateia. Tonico disse que a essência do teatro é o progresso humano.
-Eu não costumo dizer que sou artista. Ser artista é a capacidade que qualquer ser humano tem de atingir o ápice da criação. Sou um ator profissional e em quarenta anos de ofício talvez eu tenha sido artista por três segundos. Sou um cafetão de vários personagens. Nós intérpretes somos uma matéria prima e temos de estar aptos a nos transformarmos em quinhentas formas, três mil idéias, afirmou Tonico.
Sobre o seu processo de criação, Tonico comentou que é adepto de uma liberdade muito grande: “Sou um anárquico. O fluxo livre é o que eu penso desenvolver em minha criação. Quando você faz uma poesia, quando você toca um repente nordestino, a coisa flui de uma maneira espontânea. Como o Hermeto Pascoal quando toca piano, ele cria ali na hora, na presença do público”, acredita o ator.
A vice-presidente da Fundação Oswaldo Lima, Maria Helena Gomes, que dividiu o palco com Tonico Pereira, afirmou ser um prazer trazer Tonico à cidade. Ela que considera o teatro uma fábrica de sonhos plausíveis: “Eu trilhei vários caminhos, mas foi no teatro que eu adquiri o conhecimento para ser uma pessoa de bem. E é isso que nós queremos ensinar para os alunos, a generosidade do ator”, finalizou Maria Helena.
Depois desse primeiro encontro do Curso Livre de Teatro em 2011, houve a apresentação do espetáculo “Cantando e Encantando”, com um repertório de músicas de Chico Buarque e Vinicius de Moraes. O espetáculo foi apresentado pela equipe do departamento de Literatura da Fundação Oswaldo Lima formada pelas artistas Fernanda Campos, Neusinha da Hora, Eliana Carneiro, Roberta Givigi e Katiana Rodrigues.
A aula inaugural do Curso Livre de Teatro com os professores vai ser no dia 18, às 19h, no Palácio da Cultura. Neste terceiro ano do curso, os alunos vão ter aulas de percussão, uma novidade na grade, e de análise do Teatro do Absurdo, entre outras aulas. No dia 16 de maio, os alunos vão apresentar o primeiro trabalho deste módulo, a peça “Escravo Cirurgião”, de Waldir de Carvalho, no Arquivo Público Municipal.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa