Notícia no detalhe
Mudança de temperatura aumenta casos de conjuntivite
A mudança de temperatura e a chegada do outono estão contribuindo para o aumento no número de atendimentos de casos de conjuntivite. Um dos fatores para o crescimento de casos da doença durante essa época do ano é o aumento da poeira, causado pela queda nas temperaturas e na umidade do ar. No Pronto Socorro do Hospital Ferreira Machado, o setor de Oftalmologia, que vinha fazendo uma média de 45 atendimentos/dia, viu este número praticamente dobrar nos últimos 15 dias, com os casos de conjuntivite superando os de traumas e corpos estranhos nos olhos.
Comparando os primeiros dez dias de abril deste ano, ao mesmo período do ano passado, o número de atendimentos ultrassou mais da metade. Em 2010, de 1º a 10 de abril, foram 300 atendimentos oftalmológicos. Agora em 2011, tomando como base o mesmo período, foram registrados 685 atendimentos. Deste total, cerca de 70% representam casos de conjuntivite.
O surto da doença está sobrecarregando o serviço de atendimento oftalmológico de emergência. Por conta disso, a direção do Hospital Ferreira Machado já entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, com a UPA e com as demais unidades de saúde da Fundação Dr. João Barcellos Martins, solicitando que evitem mandar pacientes com conjuntivite para o hospital, uma vez que os mesmos podem ser atendidos por clínicos gerais e pediatras de outras unidades de saúde. Junto com o pedido, o hospital encaminhou também a esses profissionais as orientações necessárias para tratar a doença em estágio inicial ou avançado.
Principais sintomas da doença - A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste o “branco” do olho, podendo causar alterações na córnea e nas pálpebras. Os principais sintomas da doença são olhos vermelhos, secreção (o tipo depende da causa), pálpebras inchadas, lacrimejamento e sensação de corpo estranho nos olhos.
As conjuntivites podem ser de causa alérgica, viral, bacteriana ou por irritação química, mas somente as infecciosas (virais e bacterianas) é que são contagiosas. As virais são as que mais frequentemente causam surtos ou epidemias da doença. Seus sintomas são mais acentuados na primeira semana e podem durar até 4 semanas. Devido à facilidade de contágio, é comum o comprometimento dos dois olhos.
Driblando o contágio - As medidas preventivas incluem evitar o contato com pessoas contaminadas, bem como ambientes fechados que tenham alguém contaminado. Locais de muita aglomeração e de uso coletivo, como piscinas, praias, saunas, boates, entre outros, não são aconselháveis.
Em casos de contaminação, o ideal é separar objetos pessoais, como toalhas, roupas de cama e maquiagem, que devem ser separados e usados, exclusivamente, pela pessoa com conjuntivite, e higienizados posteriormente.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
1110 20h46Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município