O Conselho Tutelar de Campos, representado pela conselheira, Geovana Almeida, irá participar a partir desta segunda-feira (28), até quarta-feira (30), do I Encontro Nacional de Conselheiros Tutelares realizado em Brasília, na Asa Sul. O evento é voltado ao “Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes”, com objetivo de discutir políticas públicas, além do papel dos conselheiros tutelares na garantia desses direitos.
A programação irá contar com apresentação do Grupo Pandero, além de mesas redondas, palestras, atividades em grupos, lançamento de cursos como, “Prevenção à Letalidade Infanto-Juvenil", “Sistema de Garantia de Direitos e Controle Social”, “Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA)”, “Reconhecimento SIPIA”, seguido de entrega de certificados e lanche.
A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) – os conselhos tutelares são vinculados administrativamente ao órgão - vem apoiando os Conselhos, incentivando ações e participações em eventos como este. O presidente da FMIJ, Fabiano de Paula, declarou que é muito importante essa participação.
“O prefeito Wladimir Garotinho tem contribuído e apoiado constantemente o trabalho árduo dos conselheiros tutelares. É de grande relevância a realização de encontros como esses, quando profissionais de diferentes regiões do Brasil têm contato entre si, compartilhando experiências e conhecimentos adquiridos a partir da realidade social existente no país, tendo sempre a garantia dos direitos das crianças e adolescentes”, frisou.
A conselheira tutelar, Geovana Almeida, classificou a ação como muito importante para o município e, também, para o Conselho Tutelar. “É a primeira vez que um conselheiro tutelar participa de um evento nacional em Brasília. É de suma importância a presença de um conselheiro neste encontro, que visa fortalecer ainda mais a capacitação do Conselho Tutelar. Estaremos lá representando todo os 25 Conselheiros Tutelares e buscando ainda mais conhecimento para transmitir para os outros colegas”, declarou.