Notícia no detalhe
Educandário São José Operário atende mais de 200 pessoas
Educandário São José Operário beneficia mais de 200 pessoas
Orientação, Mobilidade (OM) e relacionamento social são os principais ensinamentos que crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência visual recebem no Educandário São José Operário, localizado na Avenida Gilberto Cardoso, no Turf-Clube. Cerca de 100 deficientes visuais e/ou com baixa visão, além de 120 portadores de múltiplas deficiências são atendidos por uma equipe multidisciplinar formada por equoterapeuta, psicólogo, pedagogo, assistente social, fonoaudiólogo e educador físico.
A instituição, que é referência nas Regiões Norte e Noroeste Fluminense, visto que muitos alunos são de municípios vizinhos, recebeu ano passado do Fundo Municipal em Assistência Social, verba no valor total de R$ 430 mil. Segundo a presidente da instituição, Cristina Salgado, graças à parceria com a prefeitura, é feito um “verdadeiro milagre” no Educandário. São mais de 20 salas de aulas e em cada uma tem, no máximo, seis alunos, pois cada um requer uma atenção especial.
- As necessidades são diversas. Além de equoterapia e hidroterapia, os alunos têm aulas de natação, de oficinas de bateria e modelagem em argila. Aqui, eles aprendem o sistema braile e que têm baixa visão realizam escrita ampliada de forma que enxerguem - disse Cristina Salgado.
Depoimentos - “Não sei o que seria de mim se não fosse o Educandário”, afirmou o aposentado Saulo da Silva Santos, 68 anos, que perdeu a visão há cinco anos. De acordo com ele, quando passou a freqüentar a sala de aula na instituição, a auto estima dele aumentou. “Aqui eu supero a cada dia as minhas dificuldades e fui muito bem acolhido pelos profissionais”, comentou Saulo, que foi contador por muitos anos no antigo Cefet.
A menina Jéssica Ferreira Maia, de apenas nove anos, disse que a cegueira não é um empecilho para digitar um texto em um computador. “Estou no Educandário desde um ano de idade e gosto muito de ficar aqui onde tenho aula de dança, de informática, fisioterapia e Orientação e Mobilidade (OM)”, ressaltou.
A dona de casa, Ângela Maria Germano, 57, leva a filha Valquíria Nunes Germano, 24, para aulas de equoterapia onde a deficiente mental, em 30 minutos no cavalo, é beneficiada por mais de dois mil estímulos. “Antes, ela não ficava cinco minutos em cima do cavalo. Agora, quando acaba a aula, ela não quer sair do cavalo. Esse é um trabalho maravilhoso e beneficia pessoas que realmente necessitam”, comentou Ângela, que vai todas as terças-feiras, de Guarus até o Educandário, para levar a filha. “E faço com o maior prazer”, afirmou.
O adolescente Welton Carlos Manhães da Silva Alves, 15, que tem uma visão subnormal, garante que hoje sabe ler e escrever. “Mas o que eu gosto mesmo é praticar natação, de desenhar, plantar, fazer modelagem em argila”, brincou.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















