A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através da direção do Hospital Ferreira Machado (HFM), está promovendo a instalação de painéis indicativos sobre o perfil de atendimento da unidade. Neles os pacientes vão conseguir visualizar que a vocação do hospital é para atendimento das emergências médicas. Os casos que não são tão urgentes devem ser referenciados para as demais unidades de saúde da rede municipal. Além disso, estão sendo afixadas placas sobre a classificação de risco, que esclarecem a ordem de atendimento, colocando os casos mais graves como prioritários. O trabalho faz parte da política de transparência implantada pela nova gestão, visando manter a população consciente sobre a dinâmica de funcionamento do HFM.
“Vivemos um novo tempo da comunicação, em que as Redes Sociais acabam disseminando a informação de maneira quase que instantânea. Mas precisamos entender que na hora da emergência, o primeiro lugar que vem à cabeça é o (Hospital) Ferreira Machado. Mas ele precisa estar sempre pronto para os casos de maior gravidade, por isso, contamos com uma rede composta por Unidades Pré-Hospitalares, que funcionam 24h e Unidades de Saúde com equipes competentes para atender aos demais casos. Também devemos ressaltar a importância do Hospital Geral de Guarus (HGG), que mesmo passando por obras de reestruturação, segue sendo referência para os casos de emergência branca e o Hospital São José que está sendo adaptado para absorver cada vez melhor a demanda por atendimentos da baixada”, destacou o Presidente da FMS, Arthur Borges.
HFM: maior urgência - Os casos que devem ser atendidos no Hospital Ferreira Machado, são: traumas gerais e oculares; fraturas; lesão vascular; suspeita de Acidente Vascular Encefálico; hemorragia digestiva; parada cardíaca; afogamento; torção grave; queimadura; facada; tiro; espancamento e mordedura de animais.
De acordo com o diretor administrativo do HFM, Gilberto Nunes, é fundamental manter sempre a população informada sobre as características de atendimento da unidade. “Seguimos organizando o hospital para que possamos ofertar o melhor serviço possível para população e um ambiente de trabalho seguro, além de salubre para os nossos funcionários. É necessário informarmos de maneira clara para quem procura o HFM, que o hospital é para acolhimento de pacientes mais graves e por isso decidimos realizar essa campanha explicativa para orientar a população em relação ao perfil de atendimento do hospital”, ressaltou.
Unidades de Saúde - Os casos considerados urgentes se enquadram no perfil de atendimento das unidades de saúde. São eles: gripe e sintomas gripais; febre baixa; pequenos cortes; queimaduras leves; embriaguez; dores leves; enjoo; dores abdominais e de cabeça sem trauma.
“Estamos empenhados em otimizar os serviços e equipes para que a população se sinta totalmente amparada por nossas unidades de saúde, que estão espalhadas por toda a cidade. Algumas delas tem o perfil voltado para atendimentos emergenciais e outras para casos clínicos, além de polos de vacinação em geral”, finalizou o Presidente da FMS, Arthur Borges.