Cartão postal do município, o Solar do Visconde de Araruama, prédio que abriga o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), na Praça do Santíssimo Salvador, teve os trabalhos de reforma do telhado iniciados nesta quarta-feira (16). Equipamento administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), o solar vinha sofrendo, nos últimos anos, com as chuvas fortes que atingiam o município, gerando infiltrações nas paredes de boa parte de seus cômodos.
A visita aos cômodos mais afetados pelas infiltrações, primeira ação da empresa responsável pela obra, foi acompanhada pela presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas; pelo diretor Administrativo e de Preservação do Patrimônio da FCJOL, Jhonathan Abrão, e pela coordenadora do MHCG, Graziela Escocard. O investimento de R$ 67.856,99 garantirá a recuperação do telhado, bem como a troca de algumas calhas e a manutenção de partes da cobertura do imóvel, que foi construído no final do século XVIII, sendo tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), em 23 de julho de 1987.
“Estávamos muito preocupados com as infiltrações no Solar do Visconde de Araruama. Ao longo de 2021 realizamos estudos e, em parceria com técnicos da Secretaria de Obras e Infraestrutura, elaboramos o projeto de recuperação do telhado deste prédio que guarda, em suas salas, partes importantes da história de nosso município e merece total cuidado. Em breve realizaremos a pintura externa do imóvel que, no dia 29 de junho, completará uma década como sede do MHCG”, detalha Auxiliadora Freitas.
Para a coordenadora do MHCG, Graziela Escocard, a reforma veio em boa hora. “Nossa finalidade é preservar a história e a memória do município, contribuindo para o desenvolvimento educativo e cultural da sociedade. Em nove anos, mais de 300 mil pessoas visitaram o prédio, que, desde meados do ano passado, vem recebendo visitas por agendamento, em razão da pandemia. Durante o período das obras, definiremos quais espaço poderão continuar recebendo visitas e divulgaremos dias e horários para o agendamento”, explica.