Notícia no detalhe
Livro de Couto Reis será lançado pela prefeitura
O Arquivo Público Municipal completa 10 anos no dia 18 de maio. Para comemorar a data, a Prefeita Rosinha Garotinho vai dar um grande presente à população campista: o livro de Manoel Martins do Couto Reys, “Uma descripção política, geographica e cronographica do Districto dos Campos Goitacaz”, de 1785, digitalizado, reeditado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
Segundo o presidente da Fundação, Avelino Ferreira, o lançamento do livro faz parte do programa de governo da prefeita, de reedição de obras raras. “Ele é fundamental para a compreensão da Campos antiga. Pela primeira vez a cópia do livro original (à época, manuscrita) vai ser publicada, toda digitalizada, junto com o mapa topográfico de Campos, feito por Couto Reys”, ressalta Avelino Ferreira.
- Ele fez a descrição e o mapa topográfico de Campos andando a cavalo e em canoa, com todas as fazendas da época e sua localização e todos os acidentes geográficos, desde o Sertão Macaé, atual município de Macaé, até o Sertão das Cacimbas, atual município de São Francisco do Itababoana. O mapa impressiona, é como se tivesse sido utilizado satélite, toda tecnologia atual. É uma relíquia - destaca Ferreira.
O presidente da Fundação Cultural, informa que o livro “Uma descripção Política, geographica e cronographica do Districto dos Campos Goiatacaz”, acompanhado do mapa, será distribuído nas escolas públicas e universidades e estará à disposição da população no Arquivo Público Municipal e na Biblioteca Nilo Peçanha, no Palácio da Cultura.
O livro, que tem 290 páginas, foi digitalizado pelo Arquivo Público Estadual. A transcrição do manuscrito original, para ser digitalizado, foi feita pelo museólogo Carlos Freitas, diretor do Arquivo Público Municipal, e pela historiadora Rafaela Machado Ribeiro.
- A introdução é do historiador Aristides Arthur Sofiatti, profundo conhecedor da obra de Couto Reys - diz Ferreira, que faz a apresentação da obra. O prefácio é de Carlos Freitas. “O mapa, uma descrição topográfica de Campos, de 1785, se encontra na biblioteca particular do médico Welington Paes, que gentilmente cedeu à Fundação Cultural para ser digitalizado, e será impresso juntamente com o livro”, informa.
Manoel Martins do Couto Reys era capitão de Infantaria do Rio de Janeiro. No mapa de Campos feito por ele, constam todas as lagoas da então Capitania da Paraíba do Sul. “A reedição do livro, junto com a impressão do mapa cartográfico de Campos, é um dos grandes feitos da Fundação Cultural e que muito nos orgulha”, completa o presidente da FCJOL.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
- 27/08/2025 16:43:58 Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
2708 16h43Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia