Notícia no detalhe
Primeira reunião do Comudes no dia 25 de abril
A Prefeita Rosinha Garotinho já assumiu o Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes), destacando a importância da participação de todos os segmentos da sociedade civil organizada para definir e apoiar situações que influirão diretamente na construção da sustentabilidade para o município de Campos e região. Após assinatura do termo de posse pelos membros do “Conselhão”, ficou definida reunião ordinária para dia 25 de abril, 10h, no auditório da Santa Casa de Misericórdia, quando haverá palestra com o gerente do Cidac, Ranulfo Vidigal, sobre a economia da cidade e será discutido o regimento interno do Comudes:
- Também apresentaremos alguns indicadores econômicos, que vão dar base aos membros do conselho para sugestões de pautas para a reunião seguinte. No entanto, com a previsão recebermos, no próximo dia 15, representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Campos e com questões importantes em andamento, como o município assumir a administração do Aeroporto Bartholomeu Lyzandro, se houver necessidade, convocaremos o Comudes em sessão extraordinária - , declarou a prefeita.
Sustentabilidade e participação social – A prefeita enfatizou a importância do Comudes: “Ao chamar a sociedade para, juntamente com o governo, se comprometer com o desenvolvimento sustentável, estamos na verdade oficializando algo que vínhamos realizando, como quando convocamos todos para participar da luta pelos royalties ou discutimos o traçado do corredor logístico do Porto do Açu. Às vezes, a sociedade não entende porque o governo toma determinadas decisões e essa integração vai municiar esses segmentos de informações para que isso deixe de acontecer e para que possam opinar”, comentou.
Rosinha Garotinho exemplicou algumas situações: “Há previsão de uma ferrovia no corredor logístico, cortando a BR 101, próximo a localidade da Tapera. Não concordamos com isso e tivemos o posicionamento de entidades de Campos, como a Acic, que também não concordam. O governo quer que esse traçado seja depois de Ururaí e que seja feito um viaduto, para evitar que os veículos fiquem parados enquanto passam vagões pela BR. Houve um erro porque não conversaram com o município sobre isso, mas não podemos concordar com esse traçado”.
Outro tema apresentado pela prefeita como de grande importância para o desenvolvimento sustentável da região é a municipalização do Aeroporto Bartholomeu Lyzandro e a duplicação do trecho urbano da BR 101:
“O aeroporto foi municipalizado anos atrás, mas nada foi feito e esse compromisso caducou. O aeroporto tem porto seco e alfandegado, para transporte de cargas e passageiros, e pode atender a demanda dos Portos de Santos, do Açu e do Rio, do Complexo Farol-Barra do Furado, da Petrobras, só faltando estrutura de prédios, o que seria resolvido pelas empresas que se instalerem ali. A condição para assumirmos a administração já foi aceita pelo governo municipal, que é a de assumir as despesas de salários dos funcionários da Infraero, enquanto pleiteamos a concessão”. Dia 15, o presidente da ANTT, Bernardo Figueiredo, vem a Campos assinar a cessão do trecho da BR-101 de Ururaí até as proximidades da Alberto Torres, para que o governo municipal faça a duplicação desse trecho”.
Responsabilidade social - Rosinha Garotinho fez um apelo aos membros do Comudes para agilizar ações em diferentes áreas, como capacitação e trabalho: “Temos mais de 25 mil universitários de outros municípios estudando em Campos. Vamos precisar de todas as universidades e instituições ligadas ao setor para qualificar mão de obra. A prefeitura conseguiu, nesses dois anos, registrar um crescimento de 7% ao ano de empregos com carteira assinada, mas, sozinha, não conseguirá qualificar a quantidade suficiente de campistas para as inúmeras vagas de empregos que surgirão.
- Ainda temos muitos problemas, mas avançamos muito também. Temos obras estruturantes; investimentos em prevenção e imunização; empresas se instalando e gerando empregos com financiamentos do Fundecam; em vários anos não realizaram o que fizemos em dois, em termos de saneamento básico. Não temos como agradar a todos e um exemplo disso é a Arthur Bernardes, que é uma via expressa, a primeira perimetral da cidade, para desafogar o trânsito da 28 de Março, ligar a BR 101 a BR 356, mas já reclamam a falta de contornos. Com o Comudes, vamos somar forças e dividir responsabilidades para a construção de uma Campos sustentável - , concluiu a prefeita.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/05/2025 18:47:48 12ª Bienal do Livro de Campos será lançada nesta quarta no Teatro de Bolso
- 20/05/2025 17:52:53 Polo do Café do Trabalhador é inaugurado em praça central de Goitacazes
- 20/05/2025 16:56:23 Guarda Civil Municipal realiza mais uma edição do Programa “A criança pede”
- 20/05/2025 16:39:49 CCZ com combate à dengue em Goitacazes nesta sexta-feira pelo Prefeitura em Ação
- 20/05/2025 16:11:27 Campos representado no III Encontro Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar
12ª Bienal do Livro de Campos será lançada nesta quarta no Teatro de Bolso
2005 17h52Polo do Café do Trabalhador é inaugurado em praça central de Goitacazes
2005 16h56Guarda Civil Municipal realiza mais uma edição do Programa “A criança pede”
2005 16h39CCZ com combate à dengue em Goitacazes nesta sexta-feira pelo Prefeitura em Ação
2005 16h11Campos representado no III Encontro Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa