Com foco na responsabilidade do cuidado e garantindo os direitos das crianças e adolescentes dos acolhimentos institucionais, equipes da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), realizaram, esta semana, uma reunião online que contou com a participação de profissionais do Setor de Articulação Intersetorial e do Setor de Vigilância Socioassistencial, além de coordenadores, gerentes e integrantes das equipes técnicas dos acolhimentos.
O objetivo foi para revisar e atualizar o Relatório Mensal de Atendimento (RMA), instrumento que compõe o Sistema de Monitoramento e Avaliação do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes. Em seguida, o instrumento é preenchido mensalmente pelas oito unidades de acolhimento da FMIJ e encaminhado para a Vigilância Socioassistencial da SMDHS. A Vigilância, em parceria com o setor de Articulação Intersetorial da FMIJ, analisa e elabora relatórios semestrais e anuais sobre o Serviço de Acolhimento.
O presidente da FMIJ, Fabiano de Paula, explica que a reunião estabelece o fluxo de informações referentes aos acolhimentos e trabalha no sentido de promover uma aproximação entre os principais órgãos envolvidos. “A FMIJ está à disposição para reunir e auxiliar da melhor maneira todos os gestores dos acolhimentos, além de colher os dados que são encaminhados para a Central de Regulação, Conselho Tutelar, Ministério Público e a Defensoria, fomentando, dessa forma, as ações que geram, tanto no acolhimento como nos espaços institucionais, a reintegração da criança ou adolescente no seio familiar. Mantendo as reuniões constantes, sempre surge algo relativo para acrescentar e encaminhar para quem é de direito”, declarou.
Segundo a assistente social da coordenação intersetorial da Educação da FMIJ, Derli Rodrigues, a reunião teve saldo satisfatório e contribuirá para a otimização do trabalho em curso. “O trabalho efetuado pelos acolhimentos é de suma importância para o trabalho desenvolvido pelo Sistema de Monitoramento e Avaliação do Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes, efetuado em parceria pelas gestões mencionadas”, explicou.
Já para a assistente social da SMDHS, Mericelly Bastos, a reunião faz parte do processo de trabalho do Sistema de Monitoramento e Avaliação. “Realizamos, anualmente, esse encontro com as equipes das unidades de acolhimento para revisarmos e atualizarmos o Relatório Mensal de Atendimento (RMA). Utilizamos esse tempo, ainda, para sanar possíveis dúvidas das equipes em relação ao preenchimento do RMA”, declarou a assistente social.