Notícia no detalhe
Rosinha entrega certificados de curso pioneiro no Brasil
A Prefeita Rosinha Garotinho participou na quarta-feira (23) à noite, da solenidade de formatura da turma de 80 alunos do primeiro curso de culinária afro, realizado pela prefeitura, através da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares. Alunos agradeceram à prefeita pela oportunidade do aprendizado sobre a culinária que surgiu nas senzalas de Campos, da Bahia e do Rio e, ainda, por conhecer a cultura afro, através das aulas ministradas pela mestra em sociologia, Maria Moura.
De acordo com a socióloga, que veio da cidade do Rio de Janeiro para implantar o projeto de resgate da cultua e culinária afro em Campos, o curso é inédito no Brasil. Ao final da solenidade, Rosinha experimentou de algumas iguarias preparadas pelos alunos, como vatapá, frigideira de camarão defumado, salada de inhame, Ila de caruru, camarão ao leite de coco, manjar branco, acarajé, caruru, lelê, entre outros.
Rosinha cumprimentou e incentivou os formandos, falou das oportunidades que o novo mercado de trabalho oferece para quem busca a qualificação e falou do empenho que o governo faz para qualificar o povo de Campos para as oportunidades de trabalho, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, criada neste seu governo.
- A prefeita quer a participação de todos que puderem e quiserem contribuir para melhorar nossa cidade. Por isso criamos o slogan “Campos, minha cidade meu amor”. Quando escolhi este slogan, é porque amamos mesmo esta cidade e queremos despertar a auto estima da população que durante 10 anos se esvaiu”, informou Rosinha.
Exemplo para o Brasil - A prefeita ressaltou a diferença de gestão na Fundação: “Aqui, nesta Fundação, no governo passado, era lugar de escândalo, um dos locais usados para desviar dinheiro público. Milhões foram desviados com contratação falsa de cantores. Os contratos eram feitos com valores duas ou três vezes mais caros do valor cobrado pelos cantores, mas eles mesmos nem sabiam que seus nomes eram usados para falcatrua com shows fantasmas para desviarem milhões que poderiam ser aplicados para o bem da população, como fazemos hoje com vocês e milhares de outras pessoas contempladas com programas de outras secretarias”, destacou Rosinha, que lembrou do Censo Quilombola da Fundação Zumbi, inédito no Brasil e que o governo federal quer usar como modelo para outras regiões do Brasil.
Livros de Receita Afro - Durante a solenidade, o presidente da Fundação, Jorge Luiz Pereira dos Santos, agradeceu a Prefeita Rosinha pelo apoio que tem dado à Fundação para realizar programas e ações de integração e desenvolvimento social para populações afrodescendentes e de baixa renda. Jorge Luiz distribuiu um livro de receitas afros do curso e destacou os cursos pré-vestibular, com índice de aprovação superior a 50% nos vestibulares e concursos públicos importantes; curso de inglês técnico voltado para o mercado de trabalho; o curso de culinária, além de ações para o resgate das origens dos afrodescendentes, como oficinas e aulas de capoeira, maculelê, jongo e outras manifestações culturais africanas.
Rosinha e Maria Moura homenageadas - Jorge Luiz parabenizou aos alunos pela conclusão do curso e agradeceu o empenho da socióloga Maria Moura em repassar conhecimentos. Da mesma forma que a prefeita, a socióloga também foi homenageada pelos alunos, e, por sua vez, homenageou a prefeita Rosinha Garotinho.
- Eu vinha numa luta de 16 anos para que algum órgão governamental tivesse a sensibilidade de encampar o projeto do curso sobre a cultura afro, casado com um curso de culinária, que resgata origens de grande parte do povo brasileiro, principalmente em estados do Sudeste (RJ, MG e ES) e na Bahia), mas foi em Campos, cidade que tem expressiva população de afrodescendentes, porque é um dos lugares do Brasil que teve uma das maiores populações de escravos vindos da África. A prefeita, que quando governadora fez muita coisa importante para a cultura afro na minha cidade (Rio de Janeiro), teve sensibilidade de acreditar na importância do projeto e hoje aqui estou, honrada de poder conhecê-la pessoalmente e apresentar pratos preparados pelos alunos, que estão preparados com conhecimentos da cultura e da culinária afro - disse a socióloga Maria Moura. Click no Podcast (Rádio) no auto da página e ouça depoimentos da Prefeita Rosinha e de alunos do curso de culinária.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento