Notícia no detalhe
Desobstrução na foz do Rio Ururaí é fundamental para escoar água
O desemboque das águas do Rio Ururaí na Lagoa Feia está praticamente impedido por uma grande barreira de vegetais, formada numa área de 110m x 80m, na foz. Na manhã deste sábado (19), equipes da Defesa Civil estiveram no local, apontando a área exata a ser desobstruída aos técnicos da Odebrecht, que se comprometeram a iniciar o trabalho domingo(20), depois de instalar uma retro escavadeira numa balsa, que está sendo levada esta tarde ao local. De acordo com o coordenador de Desenvolvimento e Infraestrutura, Antônio José Petrucci, esta desobstrução na foz é fundamental para que o nível do Rio Ururaí baixe resolvendo, assim, a situação das famílias que tiveram as casas invadidas pela água.
O secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, lembrou que, em março de 2009, a Prefeita Rosinha Garotinho conseguiu, junto ao Governo Federal, recursos da ordem de R$ 92 milhões para a limpeza dos canais. Na ocasião, o município não pode receber os recursos porque a prefeitura estava inadimplente, por isso, os R$ 92 milhões tiveram que ser repassados através do governo do estado, que está executando obras pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), portanto, qualquer intervenção na foz do rio tem que ser feita pelo órgão, responsável por rios e lagoas estaduais.
Antônio Petrucci lembrou, ainda, que as obras do Bairro Legal vão dotar o distrito de toda infraestrutura necessária para transformar Ururaí e melhorar a qualidade de vida da população. “O cabe à prefeitura fazer pelo bairro está sendo feito. Vai ficar um distrito novo mas, em relação à desobstrução da foz do rio, a responsabilidade é do Inea. O município está impedido, legalmente, de realizar qualquer intervenção no local”, diz o coordenador.
Na tarde de sexta (18), a prefeita Rosinha Garotinho acionou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através do vice-governador Luiz Fernando Pezão e da presidente do órgão, Marilene Ramos. A Odebrecht, que já realiza serviços de dragagem nos canais da região para o Inea, foi disponibilizada para fazer a desobstrução no rio Ururaí. O trabalho, que seria iniciado hoje, foi adiado para domingo devido ao atraso no transporte da balsa e, depois, da retro-escavadeira, de Campos até o ponto de partida pelo rio, em Dores de Macabu, a uns oito quilômetros da foz, em Ponta Grossa dos Fidalgos.
“Os técnicos garantiram que, ainda hoje, a balsa seria posicionada junto à foz, para que a desobstrução seja iniciada amanhã. Eles também informaram que serão necessárias mais balsa e outra retro, porque a quantidade de vegetação é muito grande, formou uma barreira muito densa, que está represando a água do rio Ururaí”, contou o subsecretário de Defesa Civil, major Edson Pessanha, dizendo que esse maquinário será levado segunda-feira (21) para o lugar.
Com o represamento da água do Ururaí, o nível de outros rios da região do Imbé e da Lagoa de Cima não baixam e as áreas de várzeas continuam alagadas: “Assim que a foz do rio for desobstruída, essas águas serão drenadas com mais rapidez, acabando com a inundação em diversas áreas, como o distrito de Ururaí”, concluiu o major.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















