Notícia no detalhe
Prefeitura aciona Estado para desobstruir foz do Rio Ururaí
A inundação verificada em Ururaí começa ser resolvida na manhã deste sábado (19). Nesta sexta-feira (18), a Prefeita Rosinha Garotinho acionou o Governo do Estado, através do vice-governador Luiz Fernando Pezão e da presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) Marilene Ramos, para que seja realizada desobstrução da foz do rio Ururaí, junto à Lagoa Feia.
Por determinação do Inea, a empresa Odebrecht cederá máquinas, equipamentos e pessoal para a execução do trabalho e desobstrução de uma área com 110mx80m de extensão. “A água do canal Cacomanga está represada com a cheia do rio, agravando os alagamentos no distrito, desalojando famílias”, contou o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, que estará no local por volta das 8h, pra iniciar os serviços.
Nesta sexta-feira (18), o rio Ururaí subiu apenas 10 centímetros, atingindo 4.10m, mas não choveu na região do Imbé, sinalizando, conforme o secretário, que a situação ficará estabilizada: “Mas com a obstrução do canal, a água não encontra escoamento em Ururaí, fica parada, aumentando o risco de doenças. O trabalho será de desprender uma quantidade grande de vegetação, com máquina que será levada em uma balsa flutuante. Com a desobstrução, a água de Lagoa de Cima, que vem para o rio Ururaí, também terá vazão, seguindo seu percurso, pela Lagoa Feia, até o Canal das Flechas e para o mar. Assim, vaibaixar o nível dos rios Mocotó, Urubu, a Lagoa de Cima e Ururaí e os pontos de alagamentos na região serão reduzidos”.
Também nesta sexta, uma equipe de governo esteve em Ururaí, avaliando a situação das famílias atingidas pela cheia do rio. Não houve alteração do número de pessoas sendo assistidas pelo poder público municipal e, das 38 famílias desabrigadas no distrito, 15 estão na Escola João Borges, nove do Ciep Municipalizado de mesmo nome e 14 na Escola Municipal Mário Barroso.
O secretário de governo, Geraldo Pudim, explicou que a prefeitura executa dois importantes programas para beneficiar a população de Ururaí: “Temos duas situações problemáticas no distrito. Temos a população de área de risco, as famílias ribeirinhas que, até o final do ano, serão beneficiadas com 900 casas do Morar Feliz. Já a outra parte da população será beneficiada com infra-estrutura, com a pavimentação das ruas, implantação de rede de drenagem de águas pluviais, de coleta de esgoto e distribuição de água, através do Bairro Legal”, falou Pudim.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















