Notícia no detalhe
Campos Folia 2011 terá cronômetros
A maior festa popular do mundo terminou, mas a prefeitura entra na reta final dos preparativos do Campos Folia 2011, o Carnaval fora de época, que será realizado do dia 29 de abril a primeiro de maio, na Avenida Alberto Lamego. No local, será montada uma estrutura de arquibancadas e camarotes que dará mais comodidade e segurança aos foliões. Segundo o secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, os preparativos estão adiantados e a novidade deste ano será a instalação de dois cronômetros na pista. Este ano, o Campos Folia vai homenagear o centenário do compositor Wilson Batista, será o tema do Campos Folia.
Cada escola terá o tempo mínimo de 40 minutos e o máximo de 60 minutos, para desfilar. A iniciativa vai garantir que as escolas cumpram o tempo de desfile e evitem atrasos durante o percurso. Cada agremiação terá de levar, no mínimo, 500 integrantes para a avenida. Além do carro abre-alas, é obrigatória a apresentação de, pelo menos, duas alegorias. A ala das baianas deverá ter a partir de 30 componentes. Os ritmistas da bateria precisam compor um grupo de 60 pessoas.
Os resultados do Campos Folia 2011 irão refletir em um novo cenário de organização dos grupos. As seis escolas com maior pontuação irão formar o Grupo Especial. Outras seis escolas, com colocações entre o 7º e o 12º lugares, passam para o Grupo de Acesso. As cinco entidades restantes serão desclassificadas e não vão participar do Campos Folia 2012.
- Já realizamos os sorteios dos desfiles das escolas e blocos de samba, as licitações das arquibancadas, som e luz estão em andamento. Vamos realizar outras reuniões técnicas para definir os detalhes deste carnaval, no qual as agremiações terão que se preparar para fazer um espetáculo grandioso no próximo ano no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) - , comentou.
Na última reunião com secretarias e entidades afins, foi definido que este ano será montada uma área de concentração ampla, proporcionando mais agilidade e eficiência às agremiações carnavalescas. “Estamos inovando e implementando regras mais rígidas, porque precisamos crescer na qualidade dos desfiles, já que o Centro de Eventos Populares (Cepop) precisa receber um espetáculo de qualidade e profissionalismo, em 2012”.
O Instituto do Carnaval da Universidade Estácio de Sá, instituição relacionada à Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), dará assessoria técnica à Prefeitura para que o carnaval tenha apresentações de alta qualidade, com equipes formadas na área de armação, concentração e dispersão, com escolas, blocos e bois, seguindo rigorosamente horários e regulamentos, trabalho de cronometragem, formação de comissão de desfile, além de oferecer a comissão julgadora.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
- 27/08/2025 16:43:58 Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
2708 16h43Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia