Notícia no detalhe
Terrenos baldios lideram reclamações do plantão fiscal
Os terrenos baldios acumulando lixo e mato estão entre as principais reclamações que chegam à Coordenadoria de Fiscalização de Posturas de Campos, através do plantão fiscal. Segundo o coordenador, Francisco Balbi, o abandono de áreas sem construção é facilitado pela dificuldade de localização do dono. De acordo com Balbi, na maioria das vezes, com a impossibilidade de localização ou identificação do proprietário, os avisos são feitos por meio de edital.
- Existem proprietários que já foram notificados por meio da publicação em Diário Oficial cinco, seis vezes. Há também os que são notificados, mas preferem ser multados a cercar sua propriedade - informa o coordenador, acrescentando que está sendo analisada a proposta de mudança no código de Postura - , explicou Balbi.
Enquanto o Código de Postura não sofre alteração, havendo a denúncia de terreno baldio, um boletim é aberto e um fiscal vai ao local para levantar a situação. Verificado o abandono do terreno e a necessidade de limpeza, o órgão inicia a localização do proprietário, através de vizinhos do imóvel ou pelo cadastro do IPTU. Feita a notificação, o proprietário tem um prazo de 10 dias para a limpeza do terreno e 30 dias para providenciar o fechamento dele, se necessário. Em caso de descumprimento, é aplicada multa que pode variar de 20% a três vezes o valor do salário mínimo nacional.
- Se com o espelho do IPTU não encontrarmos o endereço para encaminharmos a notificação, recorremos então à publicação de edital no Diário Oficial.Quando há a reincidência, além da multa, encaminhamos à Secretaria de Serviços Públicos o pedido de limpeza do terreno. É importante lembrar que a limpeza de terrenos particulares não é de responsabilidade da prefeitura , mas um trabalho que cabe ao proprietário - , destacou Balbi.
Plantão fiscal – Desde 2009, funcionando 24 horas, é através do plantão fiscal que a Coordenadoria de Fiscalização de Posturas recebe denúncias, reclamações, sugestões e elogios. Através do telefone 2723-3781, a população pode fazer contato com o órgão, que também atende a denúncias anônimas. “Como são ações de interesse público, não temos sofrido com informações falsas. Pelo contrário, a população tem colaborado muito com o nosso trabalho”, ressaltou Balbi, acrescentando que um fiscal fica de plantão na sede do órgão e, acionado pelo telefone, encaminha a reclamação para uma equipe na rua, que se dirige ao local e verifica o problema.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 18:58:08 Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
- 18/09/2025 18:04:13 Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
1809 18h04Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
1809 17h34Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles