Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha e governador Cabral convocam para ato no Rio
Com o objetivo de convocar a população para participar do ato público em defesa dos royalties, realizado na próxima quarta-feira (17), na Cinelândia, às 16h, a prefeita Rosinha Garotinho, presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) fez, nesta sexta-feira (12), mais uma maratona pelas emissoras de rádio e televisão da cidade. Na Diário FM, ela falou, por telefone, com o governador Sérgio Cabral, que reforçou o convite para a mobilização, que vai contar com a participação de prefeitos, deputados, artistas e sociedade civil organizada. A concentração será na Candelária com passeata pela Avenida Rio Branco até chegar à Cinelândia.
Durante a participação do governador, ele elogiou a postura da prefeita à frente do movimento “Justiça para quem produz”, que conta com a participação de prefeitos de municípios produtores. “A prefeita Rosinha está de parabéns, como presidente da Ompetro, liderando este grupo de prefeitos para o encontro comigo e o presidente Lula e, depois, com o presidente do Supremo [Supremo Tribunal Federal], ministro Gilmar Mendes”, disse o governador.
A prefeita lembrou que, desde que o movimento foi iniciado, todas as decisões foram tomadas em conjunto com os prefeitos e representantes da sociedade civil. “Aqui, em Campos, em nenhuma manifestação e nenhum ato se toma decisões isoladas. Alertei, convoquei a sociedade civil organizada, os prefeitos da Ompetro e, a partir do momento que a sociedade civil entra na luta em defesa dos royalties, eu não tomo nenhuma decisão isolada. A manifestação de ontem na BR não foi coisa da minha cabeça. Na reunião preparatória que fizemos para o ato público do dia quatro, esta proposta foi feita e, assim como as outras, foi posta em votação e aprovada por unanimidade pela pessoas presentes”, disse Rosinha Garotinho.
- Não só a Prefeitura de Campos perde com esta emenda. Cada empresa que participou de licitação e está fazendo obras na cidade vai ter que parar e pessoas serão demitidas. Isso vai quebrar o comércio e Campos vai virar uma “Serra Pelada”. Vamos ter recursos para a folha de pagamento e, assim mesmo, vamos ter que entrar na Justiça para não ter que responder pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) - frisa a prefeita de Campos, citando como exemplo de injustiça cometida com a emenda o fato de cidades que não recebem o impacto da produção de petróleo, como Teresina (PI), receberem R$ 23 milhões com a redistribuição, enquanto Campos ficará com apenas R$ 1,5 milhão.
O governador chegou a falar que tem esperanças de que a aprovação da emenda, que redistribui os royalties do petróleo, seja revertida no Senado. “O Senado é a Casa revisora da Câmara, é a Casa que representa os estados brasileiros. Esta emenda foi aprovada de maneira avassaladora e irresponsável pelo Congresso Nacional porque está se tirando os direitos do Estado do Rio de Janeiro. Este é um precedente perigosíssimo, além de ser ilegal e inconstitucional esta emenda”, destaca Cabral.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional