O Teatro Municipal Trianon abriu suas portas, na tarde desta segunda-feira (16), para receber a cerimônia de entrega do Prêmio de Cultura Alberto Ribeiro Lamego, contemplando os homenageados dos anos de 2019 e 2020. O evento, realizado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e pelo Conselho Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes (Comcultura), teve público restrito, com prioridade para familiares dos homenageados e seguiu todos os protocolos de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.
A homenageada do ano de 2019 foi a professora e empresária Diva Abreu Barbosa, e o homenageado in memoriam foi o ator e diretor Yve Carvalho. Pelo ano de 2020, o agraciado foi o advogado, jornalista e professor Fernando da Silveira, e o homenageado in memoriam foi o cantor Dom Américo. Os homenageados foram escolhidos por meio de indicação e votação dos conselheiros do Comcultura, na gestão passada. Antes do começo da cerimônia, os presentes dedicaram um minuto de silencio, pelo falecimento do promotor de Justiça e professor de Direito Marcelo Lessa, que faleceu no último dia 14. Em seguida, o cantor França Motta abriu o evento, interpretando canções dedicadas aos homenageados.
“Nossos homenageados desta tarde usaram suas palavras para compor hinos de resistência e transformação, em seus campos de atuação, em nosso cenário cultural. Eles foram capazes de espalhar suas verdades, como flor de algodão, nos campos tocados pelo vento. Portanto, todos os agraciados desta cerimonia fazem por merecer a recepção da maior honraria da cultura de Campos”, observou a presidente da FCJOL e do Comcultura, Auxiliadora Freitas, na abertura do evento.
Entrega da honraria – Antes da entrega dos troféus referentes ao ano de 2019, a historiadora Sylvia Paes apresentou um histórico sobre a vida de Alberto Ribeiro Lamego, personalidade que dá nome ao prêmio. Em seguida, a professora e ex-presidente da FCJOL e do Comcultura, Cristina Lima, fez a entrega do troféu in memoriam de Yve Carvalho, ao seu irmão, Evaldo Carvalho. O professor e pesquisador Marcelo Sampaio, ex-presidente do Comcultura, fez a entrega do troféu a Diva Abreu Barbosa, que, em 1987, enquanto chefe do antigo Departamento Municipal de Cultura da Prefeitura de Campos, idealizou o Prêmio Alberto Lamego.
Na segunda parte do evento, foram entregues as honrarias concedidas pelo Comcultura, em 2020. A professora Kátia Macabu, diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, fez a entrega do troféu in memoriam do cantor Dom Américo, a seu filho mais velho, o cantor, Apollo Ramidan. O último homenageado foi o advogado e professor Fernando da Silveira, de 92 anos, que recebeu, das mãos do escritor Ronaldo Júnior, seu troféu. Juntos, os agraciados exibiram seus exemplares do Prêmio Alberto Lamego, encerrando a emocionante cerimonia.
O vice-prefeito de Campos, Frederico Paes, foi representado por seu subchefe de Gabinete, Sérgio Cunha. A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ (Sececrj), Danielle Barros, foi representada por seu assessor, Maxwell Vaz. O vereador Maicon Cruz, também prestigiou o evento.