Notícia no detalhe
Campos em curso de qualificação profissional contra dengue
Campos sediou nesta segunda-feira (21), mais um curso de qualificação de profissionais no manejo clínico da dengue. O treinamento foi organizado pela Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) e oferecido a médicos e enfermeiros da rede pública de saúde dos oito municípios da região Norte fluminense.
O encontro aconteceu das 9h às 15h, no auditório da Faculdade de Medicina de Campos e contou com a participação de profissionais de São Francisco do Itabapoana, São Fidélis, São João da Barra, Quissamã, Carapebus, Macaé e Conceição de Macabu, além de Campos. De acordo com a diretora da Divisão de Educação em Saúde da Sesdec, Marta Garcia de Almeida, o treinamento compõe o ciclo de palestras e de capacitações realizadas pela Sesdec em todo o estado e pretende formar multiplicadores nos municípios envolvidos.
- Todas as regiões do estado vão receber o treinamento. Esta é a quarta capacitação. Nosso objetivo é chamar a atenção da população para uma possível epidemia de dengue este ano. Portanto, precisamos providenciar todos os meios necessários para evitar que isso ocorra - afirmou Marta.
A médica e professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), Sônia Maris Zagne, também ministrou palestra durante o evento. Ela é mestre em clínica médica com tese em dengue hemorrágico e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo a especialista, o Centro de Referência da Dengue (CRD) de Campos tem dado um grande suporte aos moradores do município e da região.
- As experiências têm demonstrado que, apesar de estarmos lidando com dengue há tantos anos, alguns médicos ainda não incorporaram como deve ser feito o manejo da dengue. Isso vem agravando o quadro dos pacientes e gerando até mortes. Os médicos têm a responsabilidade de apresentar os sinais de alerta à população, para que o diagnóstico seja feito da forma rápida possível - explicou Zagne.
A consultora em dengue da Sesdec, enfermeira Ivanise Rouche, apresentou o panorama epidemiológico da dengue no mundo, com base em dados estatísticos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo os dados, há 2,5 bilhões de pessoas em risco no mundo e, a cada ano, surgem 50 milhões de novos casos da doença. “No Brasil, 585.769 pessoas foram acometidas pela doença em 2008”, destacou Ivanise.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa